A proteção do passado: gestão participativa e educação patrimonial como instrumentos de salvaguarda do patrimônio arqueológico na Amazônia

Autores

  • Ana Cristina Rocha Silva Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Edinaldo Pinheiro Nunes Filho Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palavras-chave:

meio ambiente, patrimônio cultural, gestão participativa, educação patrimonial, Amazônia.

Resumo

A inserção dos bens culturais ao conceito de meio ambiente proporcionou o fortalecimento desse patrimônio através da tutela jurídica ambiental. A existência de um rol de instrumentos judiciais e extrajudiciais não vem sendo suficiente para resguardar o patrimônio cultural arqueológico na Amazônia. A humanidade da região não possui identificação étnica e afetiva com os testemunhos deixados por grupos pré-históricos que habitam o lugar há milênios. Na dificuldade da proteção e fruição desses bens via instrumentos legais, políticas públicas alternativas devem ser executadas. A gestão participativa e a educação patrimonial são apontadas aqui como instrumentos de proteção, salvaguarda e reconquista da identidade cultural.

Publicado

01.12.2012