Educação ambiental: possíveis caminhos no ensino formal

Autores

  • Fábio Nilson Gomes Vilhena Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escolas Sustentáveis. Percepções. Práticas

Resumo

O presente estudo aborda considerações sobre a Educação Ambiental no ensino formal. Demonstra uma linha do tempo sobre eventos que contribuíram para sua obrigatoriedade e discute marcos legais que estabelecem suas diretrizes curriculares. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza exploratória/descritiva, foi realizada com professores de uma escola pública no município de Oiapoque-Amapá. Para coleta de dados utilizou-se questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas. Os resultados obtidos mostraram que a compreensão da maioria dos professores sobre Meio ambiente e Educação Ambiental está parcialmente alinhada com os princípios e objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais e está presente nas práticas dos professores.

Publicado

01.12.2017