O CORPO EM PERFORMANCE: A NATUREZA PARA A CONEXÃO COM O COSMOS
Resumo
O presente artigo analisa duas performances realizadas pela autora - A Cura da Terra (2022) e A Jardineira (2022) - que exploram a relação entre os seres humanos e o cosmos em sua dimensão espiritual. Em ambas, a interação com a natureza constitui o eixo central, possibilitando o encontro com instâncias simbólicas e metafísicas e atuando como mediação fundamental para o estabelecimento dessa conexão espiritual. A natureza, nesse contexto, configura-se como elemento de reconexão, escuta e transformação. A reflexão fundamenta-se na discussão do conceito de “natureza” à luz dos pensamentos de Ailton Krenak, Walter Mignolo, Eduardo Viveiros de Castro e Eduardo Gudynas, com ênfase na crítica ao paradigma moderno que separa seres humanos da natureza, reduzindo-a a “recurso natural” ou “capital natural”. Busca-se, assim, propor uma compreensão mais integrada e interdependente entre corpo, território e espiritualidade. As performances, concebidas como práticas artísticas processuais, operam como experiências de reconexão, nas quais corpo e natureza se apresentam como elementos indissociáveis. Dessa maneira, a investigação articula arte e pensamento decolonial, aproximando-se às cosmologias não ocidentais, a partir da ação do corpo da artista em performance.
Referências
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras,2020.
GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1987.
GUDYNAS, Eduardo. Direitos da natureza: ética biocêntrica e políticas ambientais. Trad. Igor Ojeda. São Paulo: Elefante, 2019.
MIGNOLO, Walter D. The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham & London/US: Duke University Press. 2011.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena. In: VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2013. pp. 347-399.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista EncanteriasPolítica de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.





