A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Desvendando ‘as faces do ser(tão)’

Auteurs

  • Vanessa Martins Lopes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mots-clés :

Ensino de Geografia. Educação Básica. Semiárido. Paraíba.

Résumé

A Geografia Escolar tem como papel a formação de cidadãos que possuam senso crítico da realidade, capazes de compreender a complexidade inerente ao espaço geográfico. Para tal, o ensino de Geografia na Educação Básica deve construir o raciocínio geográfico a partir da realidade do aluno, tendo como compromisso a superação da dicotomia entre Geografia Física e Humana. Nesse texto será discutido a experiência de uma disciplina, ‘As faces do Ser(tão)’, ministrada no Ensino Médio de uma escola pública, no Sertão da Paraíba. A experiência foi exitosa, contribuindo para compreensão do espaço sertanejo, por meio de olhar integrado e crítico-reflexivo.

Publiée

2024-12-01