A GEOBOX COMO MODELO DIDÁTICO CONCRETO TRIDIMENSIONAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Auteurs

  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mots-clés :

Modelo didático. Geografia escolar. Componentes físico-naturais. Ceará.

Résumé

A abordagem das diferentes temáticas da Geografia Escolar é marcada por aulas expositivas e enfadonhas, principalmente na abordagem de fenômenos abstratos e de maior complexidade. Diante do exposto, o presente artigo objetiva demonstrar a aplicação da geobox, um modelo didático concreto tridimensional, na abordagem dos componentes físico-naturais, socioeconômicos e culturais da Geografia Escolar, a partir da representação de duas áreas no Ceará, a Serra do Morais e a cidade do Crato, na Chapada do Araripe. Como resultado, constatou se que a metodologia de ensino, com representação em um modelo didático concreto permite maior concretude e dinâmica na abordagem dos componentes físico-naturais.

Publiée

2022-12-01