Educação ambiental não-formal como instrumento de mediação com o meio ambiente: reflexões sobre o espaço social do assenta mento rural Nova Canaã
Palavras-chave:
educação ambiental não formal; espaço social; mediação; assentamento rural; meio ambiente.Resumo
O presente trabalho constitui-se de reflexões acerca do espaço social do assentamento rural Nova Canaã, localizado no Município de Porto Grande no Estado do Amapá/Brasil. Objetiva-se com o presente estudo identificar o espaço social, a heterogeneidade e os sujeitos que interagem naquele espaço. Para discutir a importância da Educação Ambiental não formal como instrumento de mediação entre sujeito e meio ambiente. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa com análise bibliográfica e questionário semiestruturado aplicado a 10% da população efetiva do assentamento, que corresponde a 34 assentados que estão à frente da entidade familiar e realizam atividades voltadas para a agricultura dentro da unidade produtiva. Na sociedade contemporânea é premente a necessidade de construir caminhos que possam contribuir efetivamente na relação sociedade natureza, em sua complexidade e potencializar as ações de Educação Ambiental que se alinhem às necessidades locais.