Chamadas para submissão em 2025
Volume 15 - N. 1 - 2025 - Formação de professores de línguas estrangeiras: questões identitárias e insegurança linguística
O dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: QUESTÕES IDENTITÁRIAS E INSEGURANÇA LINGUÍSTICA tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre pesquisas no campo da Linguística Aplicada Crítica, da Didática das línguas e da Sociolinguística que abordam a formação reflexiva de professores de línguas estrangeiras, questões de identidades e insegurança linguística. Para tanto, encorajamos pesquisadores a submeterem estudos de natureza teórica, metodológica e análises empíricas que apresentem configurações e concepções da análise de percepções de falantes não nativos e nativos e seus impactos na aprendizagem; estratégias para reduzir a insegurança linguística em sala de aula; a interculturalidade e o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; a (re)construção de identidades de professores em serviço e dos futuros professores de língua estrangeira. Incentivamos também a investigação de abordagens inclusivas e de valorização das variedades linguísticas de línguas estrangeiras, bem como de políticas linguísticas, de contatos e de hibridização de línguas em contextos pós-coloniais.
Organizadoras
Profa. Dra. Aldenice de Andrade Couto
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4096058892020915
Orcid: 0000-0002-9529-6400
Profa. Dra. Priscille Ahtoy
Université de Tours (França)
Orcid: 0009 0009 2220 4745
Na aba "Comentários para o editor" indicar que o texto destina-se ao dossiê.
Submissão até - 23 de março de 2025 Publicação até - 21 de abril de 2025
Para mais informações na Chamada Completa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volume 15 - N. 2- 2025 - Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino de línguas
No contexto de pesquisas da grande área de Linguística e Literatura, no Brasil, especificamente no campo dos estudos linguístico-discursivos, de diversas perspectivas teórico-metodológicas, temos contemplado uma vasta produção de investigações que trazem contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas. Diante desse cenário, a revista Letras Escreve, em seu volume 15 nº 2, lança a seguinte proposta de dossiê temático: Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino-aprendizagem de línguas. Este dossiê reunirá artigos, resenhas e entrevistas, provenientes de pesquisas que versam acerca de estudos que dialogam e contribuem para o ensino-aprendizagem de línguas em suas diferentes perspectivas e dimensões. Com isso, compreendemos que princípios teórico-metodológicos constitutivos dos estudos Linguísticos e Discursivos, a exemplo da Linguística Aplicada, Análises de Discursos, Dialogismo de Bakhtin e o Círculo, Linguística de Texto, Sociolinguística, Pragmática, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Comunicação e Mídias Digitais, dentre outros, têm contribuído com o campo do ensino-aprendizagem de línguas.
Serão aceitos artigos em um dos seguintes eixos temáticos, todos precisam estar relacionados ao ensino de línguas:
- Linguística Aplicada
- Linguística de Texto
- Estudos do Discurso
- Pragmática
- Sociolinguística
- Morfologia
- Sintaxe
- Semântica
- Dialogismo e o Círculo de Bakhtin
- Comunicação e Mídias
- Letramentos
- Estudos sob a perspectiva Decolonial
Organizadores(as)
Prof. Dr. Magno Santos Batista
Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/0712806297262651
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6042-0846
Profa. Dra. Michelle Araújo de Oliveira
Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3075162941588865
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4214-1592
Prof. Dr. Agildo Santos Silva de Oliveira
Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus XVIII Eunápolis) / Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL UESC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5833171797195844
Orcid: https://orcid.org/0009-0008-0796-1329
Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Instituto Federal da Bahia / (IFBA Campus Ilhéus)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466770995969401
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1429-5300
CRONOGRAMA
Data de lançamento da chamada: 06/03/2025
Prazo para submissão: 06/03/2025 a 30/06/2025
Publicação: 30/09/2025
Para mais informações clique na Chamada Completa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volume 17 - N. 1 - 2025 - LÍNGUAS AMEAÇADAS: DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE, REVITALIZAÇÃO E ENSINO
No contexto de pesquisas da grande área de Linguística, especificamente no campo dos estudos sobre diversidade linguística, temos observado um crescente interesse em investigações que abordam a documentação, descrição, análise e revitalização de línguas ameaçadas.
Diante desse cenário, a Revista Letras Escreve (Qualis A3), em seu compromisso de fomentar o diálogo acadêmico em torno da diversidade linguística, lança a seguinte proposta de dossiê temático: "Línguas Ameaçadas: Documentação, Descrição, Análise, Revitalização e Ensino". Este dossiê reunirá artigos inéditos que explorem desafios e estratégias para a preservação de línguas em risco, destacando seu papel na manutenção de identidades culturais e conhecimentos tradicionais, bem como sua contribuição indelével como fonte de conhecimento sobre as línguas naturais humanas.
Com isso, compreendemos que princípios teórico-metodológicos constitutivos dos estudos linguísticos, em suas diversas abordagens, como a Documentação Linguística, os Estudos Fonético-Fonológicos, a Morfossintaxe, a Sociolinguística, as Políticas Públicas para Revitalização, as Tecnologias Digitais aplicadas à preservação linguística, a Educação Bilíngue e o Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Ensino de Língua Materna, têm contribuído para a valorização, documentação, descrição, análise e revitalização de línguas ameaçadas.
Definimos, portanto, como objetivo reunir pesquisas em língua ameaçadas com foco em:
1) Documentação linguística: métodos inovadores, tecnologias emergentes e relatos de experiências em documentação;
2) Descrição e análise: estudos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semânticos e sociolinguísticos de línguas em risco.
3) Revitalização linguística: experiências comunitárias, políticas públicas, estratégias pedagógicas e o uso de tecnologias digitais.
4) Ensino de língua materna: desenvolvimento de materiais didáticos, formação de professores, educação bilíngue e integração curricular.
ORGANIZADORES/AS
Prof. Dr. Glauber Romling da Silva
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP-Campus Oiapoque)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7064125487666222
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4286-159X
Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP-Campus Oiapoque)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/5592692094319420
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0222-1280
Prof. Dr. Eduardo Alves Vasconcelos
Universidade Federal do Amapá (Campus Santana)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8302050349019837
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9860-1311
Prof. Dra. Eva-Maria Roessler
Universidade do Minho (CEHUM)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9617461637434953
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3524-2280
Data de lançamento da chamada: 07/04/2025
Prazo para submissão: 07/04/2025 a 07/07/2025
Publicação: 31/10/2025
Para mais informações clique na Chamada completa
DOSSIER PROPOSAL
Within the broader field of Linguistics, particularly in studies on linguistic diversity, there has been a growing interest in research addressing the documentation, description, analysis, and revitalization of endangered languages.
In this context, Letras Escreve (Qualis A3), in its commitment to promoting academic dialogue on linguistic diversity, presents the following thematic dossier proposal: “Endangered Languages: Documentation, Description, Analysis, Revitalization, and Teaching.” This dossier will compile original articles exploring challenges and strategies for preserving endangered languages, emphasizing their role in safeguarding cultural identities and traditional knowledge, as well as their indelible contribution as a source of insight into human natural languages.
We recognize that theoretical-methodological principles from diverse linguistic approaches — such as Linguistic Documentation, Phonetic-Phonological Studies, Morphosyntax, Sociolinguistics, Public Policies for Revitalization, Digital Technologies for Language Preservation, Bilingual Education, and the Development of Teaching Materials for Mother Tongue Education — have significantly advanced the valorization, documentation, description, analysis, and revitalization of endangered languages.
Thus, this dossier aims to gather research on endangered languages focusing on:
- Linguistic Documentation: Innovative methods, emerging technologies, and experiential reports on documentation;
- Description and Analysis: Phonetic-phonological, morphosyntactic, semantic, and sociolinguistic studies of endangered languages;
- Language Revitalization: Community-driven initiatives, public policies, pedagogical strategies, and digital technologies;
- Mother Tongue Teaching: Development of didactic materials, teacher training, bilingual education, and curriculum integration.
TIMELINE
- Call Launch Date: April 7, 2025
- Submission Deadline: April 7, 2025 – July 7, 2025
- Publication Date: October 31, 2025
Submissions must adhere to the journal’s guidelines, available at:
https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/about/submissions
Manuscripts should be submitted via:
https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/submission/wizard
Sincerely,
Prof. Dr. Glauber Romling da Silva
Federal University of Amapá (UNIFAP – Oiapoque Campus)
Prof. Dr. Gelsama Mara Ferreira dos Santos
Federal University of Amapá (UNIFAP – Oiapoque Campus)
Prof. Dr. Eduardo Alves Vasconcelos
Federal University of Amapá (Santana Campus)
Prof. Dr. Eva-Maria Roessler
University of Minho (CEHUM)
Editors
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volume 17 - N. 2 - 2025 - LÍNGUAS AMEAÇADAS: DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE, REVITALIZAÇÃO E ENSINO
DOSSIÊ: “Os 50 Anos da Revolução de Abril: laços culturais Portugal-Brasil-África e ensino de Literaturas no Brasil"
Temos observado atualmente, no campo dos Estudos Literários, a produção de significativa fortuna crítica voltada para reflexões acerca dos ecos da Revolução dos Cravos e dos laços culturais entre Portugal, Brasil e África observados nas suas literaturas.
Diante isso, a revista Letras Escreve (Qualis A3), em seu volume 16, nº 2, lança a proposta de dossiê temático: “Os 50 Anos da Revolução de Abril: laços culturais Portugal-Brasil-África e ensino de Literaturas no Brasil", a propósito das palestras proferidas no “VIII Congresso Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa- ABRAPLIP” e no “III Seminário Africanidades e Minorias Sociais”, cujo tema faz referência a acontecimentos históricos que, direta ou indiretamente, influenciaram os rumos das literaturas de língua portuguesa.
Os eventos congregaram professores e pesquisadores da área de Literatura Portuguesa e seus diálogos com as demais literaturas de Língua Portuguesa, das regiões Norte e Nordeste, em interlocução com as demais regiões do Brasil, tendo os seguintes objetivos: difundir o conhecimento e a partilha de pesquisas pela perspectiva da literatura e de seu ensino; congregar estudantes da graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica e do ensino superior, pesquisadores e estudiosos da literatura portuguesa em diálogo com as literaturas africanas e a brasileira; refletir sobre o ensino de literatura portuguesa e africanas no Brasil; contribuir qualitativamente para a formação teórico-prática dos alunos dos cursos de licenciatura em Letras da UFRR, do Programa de Pós-Graduação em Letras e dos cursos de humanidades participantes, bem como de estudantes e professores do Brasil interessados no tema.
O Congresso e o Seminário contaram com fomento da CAPES e com a chancela da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa-ABRAPLIP e dos cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima-UFRR, do PPGL/UFRR e do grupo de pesquisas Africanidades, Literaturas e Minorias Sociais (CNPq/UFRR), com o apoio, ainda, da Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB, e dos Programas de Pós-Graduação PPGLET/UNIFAP, PPGLITCULT/UFBA e PPGL/UFPB.
ORGANIZADORES/AS
Profa. Drª. Veronica prudente Costa
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/6783424840566423
Profa. Drª. Cátia Monteiro Wankler
Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/3720069906422017
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6296-7717
Prof. Dr. Yurgel Pantoja Caldas
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7404598847087083
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0214-699X
Cronograma
Lançamento da chamada - 05/06/2025
Prazo para submissão - 01/06 a 05/07/2025
Publicação - 01/10/2025
PRESENTACIÓN DE LA PROPUESTA DE DOSSIER
Actualmente hemos observado, en el campo de los Estudios Literarios, la producción de una importante fortuna crítica centrada en reflexiones sobre los ecos de la Revolución de los Claveles y los vínculos culturales entre Portugal, Brasil y África observados en su literatura.
En vista de estoo, la revista Letras Escreve (Qualis A3), en su volumen 16, núm. 2, lanza la propuesta de un dossier temático: “Los 50 años de la Revolución de Abril: lazos culturales entre Portugal-Brasil-África y la enseñanza de la Literatura en Brasil”, sobre el tema de las conferencias impartidas en el “VIII Congreso Norte-Nordeste de la Asociación Brasileña de Profesores de Literatura Portuguesa – ABRAPLIP” y en el “III Seminario sobre Africanidades y Minorías Sociales”, cuyo tema se refiere a acontecimientos históricos que, directa o indirectamente, influyeron en el curso de la literatura en lengua portuguesa.
Los eventos reunieron a profesores e investigadores em el campo de la Literatura Portuguesa y sus diálogos con otras literaturas de lengua portuguesa, de las regiones Norte y Nordeste, en diálogo con otras regiones del Brasil, con los siguientes objetivos: difundir conocimientos y compartir investigaciones desde la perspectiva de la literatura y su enseñanza; reunir estudiantes de pregrado y posgrado, profesores de Educación Básica y de Educación Superior, investigadores y estudiosos de la literatura portuguesa en diálogo con la literatura africana y brasileña; Reflexionar sobre la enseñanza de la literatura portuguesa y africana en Brasil; Contribuir cualitativamente a la formación teórico-práctica de los estudiantes de los cursos de pregrado en Literatura de la UFRR, del Programa de Posgrado en Literatura y de los cursos de humanidades participantes, así como de los estudiantes y Profesores brasileños interesados en el tema.
El Congreso y el Seminario contaron con el apoyo de CAPES y de la Asociación Brasileña de Profesores de Literatura Portuguesa-ABRAPLIP y de los cursos de Literatura de la Universidad Federal de Roraima-UFRR, PPGL/UFRR y del grupo de investigación Africanidades, Literaturas y Minorías Sociales (CNPq/UFRR), con el apoyo de la Cátedra Fidelino de Figueiredo de la UNEB y de los Programas de Postgrado PPGLET/UNIFAP, PPGLITCULT/UFBA y PPGL/UFPB.
DOSSIER PROPOSAL PRESENTATION
On Literary Studies field, there has been a significant production of critical scholarship dedicated to examining the echoes of the Carnation Revolution and the cultural ties between Portugal, Brazil, and Africa as reflected in their literatures.
In light of this, the journal Letras Escreve (Qualis A3), in its Volume 16, No. 2, proposes a thematic dossier: “The 50 Years of the April Revolution: Cultural Bonds between Portugal, Brazil, and Africa, and the teaching of Literatures in Brazil,” inspired by the lectures delivered at the “VIII North-Northeast Congress of the Brazilian Association of Portuguese Literature Professors' (ABRAPLIP)” and the “III Seminar on Africanities and Social Minorities.” The theme references historical events that, directly or indirectly, influenced the trajectories of Portuguese-language literatures.
These events brought together professors and researchers in the field of Portuguese Literature and its dialogues with other Portuguese-language literatures from the North and Northeast regions of Brazil, establisihing connections with other Brazilian regions. The objectives were: to disseminate knowledge and share research from the perspective of literature and its teaching; to gather undergraduate and graduate students, educators of primary and higher education, as well as researchers and scholars of Portuguese literature in dialogue with African and Brazilian literatures; to reflect on the teaching of Portuguese and African literatures in Brazil; and to contribute qualitatively to the theoretical and practical training of UFRR sutdents from undergraduation and Language Graduate Program (PPGL), and other humanities courses, as well as students and professors across Brazil.
The Congress and the Seminar were supported by CAPES funding and endorsed by the Brazilian Association of Portuguese Literature Professors (ABRAPLIP), the Language programs from UFRR, PPGL/UFRR, and the research group "Africanities, Literatures, and Social Minorities (CNPq/UFRR). Additional support came from PPGLET/UNIFAP, PPGLITCULT/UFBA, and PPGL/UFPB.