TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM VERBO ENCARNADO, DE ROBERTO PONTES
Palavras-chave:
Tradição. Modernidade. Residualidade. Verbo Encarnado. Roberto PontesResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os poemas de Verbo Encarnado, de Roberto Pontes a partir da sua relação com a tradição e a modernidade. É ele um dos fundadores do Grupo SIN de Literatura. Autor de grande importância na literatura brasileira, sua obra poética é composta pelos livros: Contracanto (1968), Lições de Espaço (1971), Temporal (1976), Memória Corporal (1982), Verbo Encarnado (1996, 2014), Breve Guitarra Galega (2002), Hierba Buena/Erva Boa (2007), 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (2010; 2014), Lições de Tempo/ Lecciones de Tiempo (2012) e Os Movimentos de Cronos/Los Movimientos de Cronos (2012) e Livro de Beth (2023). Ao longo do nosso trabalho realizamos um estudo de poemas de Pontes, tendo como base a Teoria da Residualidade por ele sistematizada. Para consecução da pesquisa e a elaboração do texto, o método utilizado foi o comparativo. Assim, buscamos subsídios no corpus teórico da Literatura Comparada, ciência propiciadora da visão de interdisciplinaridade necessária à abordagem do texto literário e das confluências históricas, sociais e culturais aí implicadas. A partir do estudo da obra poética do autor, foi possível confirmar que Roberto Pontes reconstruiu literariamente a poética característica da Antiguidade bíblica, adequando a essência desses modos poéticos ao contexto espacial e temporal de sua época, os séculos XX. Além disso, verificou-se que a metapoesia faz parte do escopo da produção literária do autor, que tem a virtude de se adequar à natureza da modernidade artística. Por fim, ressalte-se que a produção artística do poeta, natural de Fortaleza, em muito contribui com a humanização da sociedade ao abordar temas universais pertinentes à essência humana, os mesmos da literatura de todos os tempos e espaços.
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