RESIDUALIDADE ESTÉTICA NA POESIA DE GILKA MACHADO

Autores

Palavras-chave:

Gilka Machado. Residualidade. Hibridação cultural. Estéticas literárias.

Resumo

Este trabalho faz parte da nossa tese de doutorado, que teve como objetivo geral verificar os resíduos de outros tempos, espaços e culturas presentes na poesia de Gilka Machado. Neste artigo faremos uma breve explanação do que foi aprofundado no primeiro capítulo da nossa tese de doutorado. Trata-se, portanto, de um trabalho cujos resultados finais foram apresentados na defesa da tese a que nos referimos. Em geral, os períodos literários são ensinados e estudados em enquadramentos temáticos e formais que os distanciam uns dos outros, deixando de lado um aspecto muito importante que é inerente à literatura: seu caráter híbrido. Nesse ponto, faz-se relevante o conceito de hibridação cultural utilizado pela Teoria da Residualidade (Pontes, 1999), de acordo com o qual as culturas mantêm contato entre si e a “mistura” resultante dessa comunicação faz parte do processo cultural. De posse dessas informações, analisaremos a obra de Gilka Machado, poeta brasileira nascida no final do século
XIX, cuja atuação se deu, sobretudo, na primeira metade do século XX. A poesia da autora é tradicionalmente enquadrada ora no Simbolismo ora no Pré-Modernismo. Entretanto, consoante a Teoria da Residualidade, toda a arte e, portanto, toda a literatura, apresenta uma complexidade estética decorrente da hibridação que ocorre entre os períodos históricos, culturais, artísticos e literários. A poesia de Gilka Machado também se mostra diversa em temáticas e formas, pois manifesta elementos
característicos de estéticas literárias anteriores, contemporâneas e vindouras, a saber: Trovadorismo, Classicismo, Arcadismo, Romantismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo. Neste trabalho analisaremos sucintamente alguns poemas que apresentam residualmente elementos das escolas literárias mencionadas, a fim de comprovarmos a presença da residualidade estética na poesia de Gilka e, então, apontarmos o entrecruzamento artístico que ocorre entre tempos, culturas e espaços distintos. 

Biografia do Autor

Jéssica Thais Loiola Soares, Instituto Federal do Ceará

Graduada, mestra e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, da Universidade Aberta do Brasil, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e, atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Ceará, atuando desde 2017 no Curso de Licenciatura em Letras do campus Umirim. Integra os grupos de pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC/UFC - desde 2010) e Núcleo de Estudos Teórico-Críticos em Escrita Literária e Interações Linguísticas (NETCELIL/IFCE - desde 2023), cadastrados no CNPq.

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 2002, no Programa de pós-Graduação em Letras/Literatura. É membro GT de Estudos Medievais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, pesquisadora do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural - GERLIC e sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP.

Referências

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017.

MACHADO, Gilka. Poesia completa. (Org.). Jamyle Rkain. São Paulo: V. de Moura

Mendonça-Livros, 2017.

________. Poesias completas. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial-FUNARJ, 1991.

PONTES, Roberto. Poesia insubmissa afrobrasilusa. Rio de Janeiro-Fortaleza: Oficina do

Autor-Edições UFC, 1999.

________. “Pródromos Conceituais da Teoria da Residualidade”. In: Francisco

Wellington Rodrigues et al (Org.). Matizes de Sempre-viva: Residualidade, literatura e

cultura. Macapá: UNIFAP, 2020, p.13-44.

________; MOREIRA, Rubenita Alves. “Reflexões sobre a Teoria da Residualidade: Entrevista concedida a Rubenita Alves Moreira pelo teórico Roberto Pontes”.

(Realizada em 05/06/2006 e 14/06/2006, lida na “Jornada na Residualidade ao Alcance de Todos” ocorrida em 13/07/2006 na Universidade Federal do Ceará.) In:

MOREIRA, R. A. Escritos Residuais: textos baseados na teoria da residualidade de Roberto Pontes. Fortaleza: Gráfica e Editora IMPRECE, 2022, p. 15-31.

Publicado

09-11-2024

Como Citar

THAIS LOIOLA SOARES, Jéssica; DIAS MARTINS, Elizabeth. RESIDUALIDADE ESTÉTICA NA POESIA DE GILKA MACHADO. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 162–172, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/203. Acesso em: 4 dez. 2024.