Modelagem matemática em ambiente acadêmico- profissional

uma experiência de aprendizagem significativa

Autores

  • Meaningful Learning Leão
  • Radael de Souza Parolin
  • Charles Quevedo Carpes
  • Patrícia Pujól Goulart Carpes

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino Superior, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O artigo apresenta e discute as potencialidades e limitações de uma atividade de modela-gem matemática desenvolvida em 2018 por estudantes do Curso de Graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Itaqui. Com base em pesquisa bibliográfica e dados relacionados a frota de veículos por situação de um estado do sul do Brasil, do período de 2007 a 2016, e conhecimentos das áreas da análise numérica, estatística descritiva e a discussão sobre a teoria da aprendizagem significativa, elaboramos o artigo de relato de experiência, usando a modelagem ma-temática como método de pesquisa. O resultado descreve o processo de construção de modelo mate-mático, destacando cada etapa do seu desenvolvimento e as reflexões dos professores orientadores sobre a execução como parte das atividades acadêmicas do Seminário em Educação Matemática, que é uma disciplina da graduação. O uso da modelagem matemática como método de ensino proporcio-nou uma aprendizagem significativa e prazerosa na educação superior, além do desafio de tornar os estudantes universitários mais ativos, considerando que eles estão acostumados com o ensino tradici-onal. A proposta didática exigiu o envolvimento e a mobilização dos estudantes na pesquisa, na elabo-ração de hipóteses, na construção de estratégia para formular o modelo matemático.

Biografia do Autor

Meaningful Learning Leão

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria e professor assistente do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Pampa, Campus Ita-qui.

Radael de Souza Parolin

Doutor em Modelagem Computacional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor adjunto do Curso de Graduação em Matemática, Campus Itaqui

Charles Quevedo Carpes

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor auxiliar do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui.

Patrícia Pujól Goulart Carpes

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana e professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Leão, M. L., Parolin, R. de S., Carpes, C. Q., & Carpes, P. P. G. (2025). Modelagem matemática em ambiente acadêmico- profissional: uma experiência de aprendizagem significativa. Science and Knowledge in Focus , 3(1), 57–71. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/620

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco