Modelagem matemática em ambiente acadêmico- profissional
uma experiência de aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino Superior, Aprendizagem Significativa.Resumo
O artigo apresenta e discute as potencialidades e limitações de uma atividade de modela-gem matemática desenvolvida em 2018 por estudantes do Curso de Graduação em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Itaqui. Com base em pesquisa bibliográfica e dados relacionados a frota de veículos por situação de um estado do sul do Brasil, do período de 2007 a 2016, e conhecimentos das áreas da análise numérica, estatística descritiva e a discussão sobre a teoria da aprendizagem significativa, elaboramos o artigo de relato de experiência, usando a modelagem ma-temática como método de pesquisa. O resultado descreve o processo de construção de modelo mate-mático, destacando cada etapa do seu desenvolvimento e as reflexões dos professores orientadores sobre a execução como parte das atividades acadêmicas do Seminário em Educação Matemática, que é uma disciplina da graduação. O uso da modelagem matemática como método de ensino proporcio-nou uma aprendizagem significativa e prazerosa na educação superior, além do desafio de tornar os estudantes universitários mais ativos, considerando que eles estão acostumados com o ensino tradici-onal. A proposta didática exigiu o envolvimento e a mobilização dos estudantes na pesquisa, na elabo-ração de hipóteses, na construção de estratégia para formular o modelo matemático.