História da escola na aldeia Kumarumã (1964-1985)

registro para uso no ensino, na biblioteca e na pesquisa

Autores

  • Macksoara Nunes Narciso
  • Silas Macial dos Santos
  • Cecília Maria Chaves Brito Bastos

Palavras-chave:

Educação Escolar, Regime Militar, Povo Galibi-Marworno, Escola Indígena

Resumo

Neste artigo são descritos os resultados de pesquisa desenvolvida sobre a história da escola na aldeia Kumarumã, região do Uaçá, município de Oiapoque no Estado do Amapá, envolvendo al-guns fatos ocorridos nos anos do regime civil-militar (1964-1985). O objetivo foi conhecer a história da escola e da escolarização no decorrer deste regime, momento em que estiveram na aldeia pessoas ligadas à Fundação Nacional do Índio, ao Território Federal do Amapá e ao Conselho Indigenista Missionário. Obtivemos os dados com base em pesquisa bibliográfica sobre o tema, além de análise de documentos do período do estudo, anotações de campo, entrevistas e conversas informais com pes-soas da comunidade indígena e outras que conviveram na escola e recordam fatos do período do re-gime militar. O resultado registra um pouco da história da escola indígena, com a finalidade de uso no ensino, na biblioteca e na pesquisa, bem como para aprender sobre a inserção da escola na região do Uaçá e sua relação com a história do povo Galibi-Marworn

Biografia do Autor

Macksoara Nunes Narciso

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá e professor de história do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual Camilo Narciso.

Silas Macial dos Santos

Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Atual e professor de geografia do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual Camilo Narciso.

Cecília Maria Chaves Brito Bastos

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora adjunta do Curso de Graduação em História e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Narciso, M. N., Santos, S. M. dos, & Bastos, C. M. C. B. (2025). História da escola na aldeia Kumarumã (1964-1985): registro para uso no ensino, na biblioteca e na pesquisa. Science and Knowledge in Focus , 3(1), 25–40. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/618

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco