Sistema Personalizado de Instrução (SPI) e Estudo de Lição (EL)

uma análise comparativa de dois métodos de ensino bem sucedidos

Autores

  • Arthur Damião Médici
  • João dos Santos Carmo

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Sistema Personalizado de Instrução, Estudo de Lição, Análise Comparativa

Resumo

Os pesquisadores educacionais estão preocupados com a investigação e aperfeiçoamento dos métodos de ensino e os dados obtidos evidenciam a sua eficácia. O Personalized System of Instruction (PSI) e Lesson Study (LS) são dois métodos de ensino efetivos baseados em evidências aplicados em dis-ciplinas variadas em países com diferentes contextos teóricos, procedimentos e estratégias de avaliação. Em geral, a pesquisa do PSI concentra-se no desenvolvimento do aluno, o planejamento de lições de-pende de um instrutor, as instruções são escritas, a avaliação baseia-se em manipulação experimental e as deficiências envolvem problemas como a procrastinação dos alunos, a preparação excessiva e o tem-po de treinamento do supervisor. A pesquisa do LS concentra-se no desenvolvimento do professor e do aluno, as instruções são variadas, a avaliação é baseada no desempenho do aluno e na percepção do professor e as deficiências incluem o excessivo tempo de reunião. Este artigo sugere que tanto PSI quan-to LS, podem se beneficiar com a implementação investigativa dos recursos uns dos outros.

Biografia do Autor

Arthur Damião Médici

Master in Psychology from the Federal University of São Carlos and researcher of the National Institute of Science and Tech-nology on Behavior, Cognition, and Teaching

João dos Santos Carmo

Doctor in Education from the Federal University of São Carlos, Department of Psychology, advisor professor of Graduate Pro-gram in Psychology and researcher of the National Institute of Science and Technology on Behavior, Cognition, and Teaching

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Médici, A. D., & Carmo, J. dos S. (2025). Sistema Personalizado de Instrução (SPI) e Estudo de Lição (EL): uma análise comparativa de dois métodos de ensino bem sucedidos. Science and Knowledge in Focus , 1(1), 5–18. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/597

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco