Sistema Personalizado de Instrução (SPI) e Estudo de Lição (EL)

uma análise comparativa de dois métodos de ensino bem sucedidos

Autores/as

  • Arthur Damião Médici
  • João dos Santos Carmo

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem, Sistema Personalizado de Instrução, Estudo de Lição, Análise Comparativa

Resumen

Os pesquisadores educacionais estão preocupados com a investigação e aperfeiçoamento dos métodos de ensino e os dados obtidos evidenciam a sua eficácia. O Personalized System of Instruction (PSI) e Lesson Study (LS) são dois métodos de ensino efetivos baseados em evidências aplicados em dis-ciplinas variadas em países com diferentes contextos teóricos, procedimentos e estratégias de avaliação. Em geral, a pesquisa do PSI concentra-se no desenvolvimento do aluno, o planejamento de lições de-pende de um instrutor, as instruções são escritas, a avaliação baseia-se em manipulação experimental e as deficiências envolvem problemas como a procrastinação dos alunos, a preparação excessiva e o tem-po de treinamento do supervisor. A pesquisa do LS concentra-se no desenvolvimento do professor e do aluno, as instruções são variadas, a avaliação é baseada no desempenho do aluno e na percepção do professor e as deficiências incluem o excessivo tempo de reunião. Este artigo sugere que tanto PSI quan-to LS, podem se beneficiar com a implementação investigativa dos recursos uns dos outros.

Biografía del autor/a

Arthur Damião Médici

Master in Psychology from the Federal University of São Carlos and researcher of the National Institute of Science and Tech-nology on Behavior, Cognition, and Teaching

João dos Santos Carmo

Doctor in Education from the Federal University of São Carlos, Department of Psychology, advisor professor of Graduate Pro-gram in Psychology and researcher of the National Institute of Science and Technology on Behavior, Cognition, and Teaching

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Médici, A. D., & Carmo, J. dos S. (2025). Sistema Personalizado de Instrução (SPI) e Estudo de Lição (EL): uma análise comparativa de dois métodos de ensino bem sucedidos. Science and Knowledge in Focus , 1(1), 5–18. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/597

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco