Sistema Personalizado de Instrução (SPI) e Estudo de Lição (EL)
uma análise comparativa de dois métodos de ensino bem sucedidos
Palabras clave:
Ensino e aprendizagem, Sistema Personalizado de Instrução, Estudo de Lição, Análise ComparativaResumen
Os pesquisadores educacionais estão preocupados com a investigação e aperfeiçoamento dos métodos de ensino e os dados obtidos evidenciam a sua eficácia. O Personalized System of Instruction (PSI) e Lesson Study (LS) são dois métodos de ensino efetivos baseados em evidências aplicados em dis-ciplinas variadas em países com diferentes contextos teóricos, procedimentos e estratégias de avaliação. Em geral, a pesquisa do PSI concentra-se no desenvolvimento do aluno, o planejamento de lições de-pende de um instrutor, as instruções são escritas, a avaliação baseia-se em manipulação experimental e as deficiências envolvem problemas como a procrastinação dos alunos, a preparação excessiva e o tem-po de treinamento do supervisor. A pesquisa do LS concentra-se no desenvolvimento do professor e do aluno, as instruções são variadas, a avaliação é baseada no desempenho do aluno e na percepção do professor e as deficiências incluem o excessivo tempo de reunião. Este artigo sugere que tanto PSI quan-to LS, podem se beneficiar com a implementação investigativa dos recursos uns dos outros.