Ana Raquel Oliveira da Costa Possas

uma professora e pioneira da educação matemática no Amapá

Autores/as

  • Ageane Lígia Aranha Braga
  • Eliane Leal Vasquez
  • Arlindo Moreira da Silva Filho

Palabras clave:

Educação Matemática, Pandemia da COVID-19, Educação Superior, Memória, Homenagem Póstuma

Resumen

O objetivo do artigo é homenagear postumamente Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. Ela foi uma professora de matemática da Educação Básica do Território Federal do Amapá e do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá. Utilizamos as narrativas como mé-todo de pesquisa para escrever o texto com base em memórias de familiares, docentes, ex-estudantes e amigos. A pandemia da COVID-19 provocou um impacto significativo na vida profissional e escolar da população do Estado do Amapá, pois o comércio e as instituições tiveram que fechar devido às medidas de restrição para tentar controlar a taxa de infectados pelo coronavírus (SARS-COV2). Cri-anças, mulheres e homens morreram devido ainda não existir vacina para imunizar a população brasi-leira. Nesse contexto de crise da saúde pública, em 29 de abril de 2020, a rede social noticiou, em Macapá, o falecimento de Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. A servidora pública e professora de-dicou a sua vida à educação matemática e trabalhou em escolas e na Universidade Federal do Amapá. Ela criou o Laboratório de Ensino de Matemática e trabalhou na pesquisa e orientação de monografias. Além de coordenar o Curso de Graduação em Matemática, sendo a primeira mulher que ocupou este cargo na gestão universitária e em parceria com outros professores, eles organizaram um livro. Na formação de professores de matemática, o amor e o respeito ao ser humano guiaram a forma como ela encorajava os estudantes universitários a construir o conhecimento matemático a partir da valori-zação do seu conhecimento, da relação com a natureza e a cultura.

Biografía del autor/a

Ageane Lígia Aranha Braga

Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Amapá, professora de matemática do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Estadual Maria Ivone Menezes.

Eliane Leal Vasquez

Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional na mesma instituição.

Arlindo Moreira da Silva Filho

Especialista em Matemática Superior pela Fundação Educacional Severino Sombra, professor adjunto do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Braga, A. L. A., Vasquez, E. L., & Silva Filho, A. M. da. (2025). Ana Raquel Oliveira da Costa Possas: uma professora e pioneira da educação matemática no Amapá. Science and Knowledge in Focus , 3(2), 89–111. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/627

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco