Formação continuada de professores durante a pademia da COVID-19

uma experiência de extensão universitária

Autores/as

  • Patrícia Pujól Goulart Carpes

Palabras clave:

Ensino remoto, Formação continuada de professores, Tecnologias digitais, Extensão universitária

Resumen

Este artigo relata uma experiência de um curso de extensão de formação continuada de professores ofertado, no primeiro semestre de 2020, pela Universidade Federal do Pampa. Com base nos métodos descritivo e qualitativo, produzimos o artigo de relato de experiência de um projeto de extensão. A temática proposta insere-se no contexto da pandemia da COVID-19 no Estado do Rio Grande do Sul, período em que os brasileiros tiveram que cumprir medidas de isolamento social e os professores prepararam-se para trabalhar no ensino remoto. O curso foi ofertado no Google Classroom, inicialmente com a realização de atividades assíncronas, ambiente virtual que possibilitou a realização de leituras, discussões a partir de comentários apresentados pelos professores e tarefas voltadas para a prática de ensino, no período de abril a julho de 2020 e com carga horária de 40 horas. Observamos a falta de hábito de leitura de e-mails por alguns professores. Também, a necessidade de uso de diferente recurso tecnológico durante a extensão universitária, com objetivo de garantir a comunicação virtual entre a equipe do projeto e os professores. Devido a essa dificuldade, realizamos atividades síncronas e reuniões online para mobilizar a compreensão dos temas discutidos no Google Classroom. Conside-rando as realidades locais das escolas públicas, os participantes do curso refletiram sobre o uso da tecnologia digital para o planejamento de aulas no ensino remoto a partir de suas experiências.

Biografía del autor/a

Patrícia Pujól Goulart Carpes

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana e professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Carpes, P. P. G. (2025). Formação continuada de professores durante a pademia da COVID-19: uma experiência de extensão universitária. Science and Knowledge in Focus , 3(2), 61–75. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/625

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco