Ensino remoto de Matemática

a experiência de uma comunidade escolar durante a pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Solange Regina Cromianski
  • Mylena do Nascimento da Silva
  • Quele Daiane Ferreira Rodrigues
  • Antonia Lucia dos Santos Moura Cardoso

Palabras clave:

Educação Matemática, Pandemia da COVID-19, Ensino Remoto, Tecnologia Educacional, Alfabetização Matemática

Resumen

O artigo relata a experiência de ensino remoto de matemática na educação infantil, que ocorreu durante a pandemia da COVID-19, no primeiro semestre de 2020, em Macapá-AP. Escreve-mos o trabalho com base em pesquisa narrativa e bibliográfica, utilizando o método descritivo para participar do projeto de extensão universitária. A equipe da pesquisa realizou uma entrevista temática com a professora Antonia Lucia dos Santos Moura Cardoso para documentar a sua narrativa, além de coletar mensagens e fotografias compartilhadas no grupo de WhatsApp do 1o ano do ensino funda-mental de uma escola privada. A pandemia da COVID-19 impactou a alfabetização matemática de estudantes de seis anos de idade, pois as medidas de isolamento social, redução da aglomeração de pessoas e suspenção de serviços públicos geraram consequências para escolas do Brasil. As crianças participaram ativamente dos trabalhos propostos pela professora no ensino remoto, mesmo sendo a primeira experiência em usar o WhatsApp para estudar matemática.

Biografía del autor/a

Solange Regina Cromianski

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Ciências Exatas e Tecno-lógicas, chefe do Laboratório de Ensino de Matemática e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino.

Mylena do Nascimento da Silva

Estudante do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Ciên-cias Exatas e Tecnológicas, e participa do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino.

Quele Daiane Ferreira Rodrigues

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e atualmente cursando Doutorado em Educação em Ciências e Matemática na mesma instituição de ensino superior, professora da Faculdade de Tecnologia do Amapá (META) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática.

Antonia Lucia dos Santos Moura Cardoso

Formada em Magistério pela Escola Estadual Bolivar Bordallo da Silva e professora do Centro Educacional Infantil Joaquina Menezes.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Cromianski, S. R., Silva, M. do N. da, Rodrigues, Q. D. F., & Cardoso, A. L. dos S. M. (2025). Ensino remoto de Matemática: a experiência de uma comunidade escolar durante a pandemia da COVID-19. Science and Knowledge in Focus , 3(2), 25–47. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/623

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco