Uso de celular no ensino de ciências exatas

um estudo de caso

Autores/as

  • Jairo Savio Ramos de Medeiros
  • Henrique Duarte da Fonseca Filho
  • Robert Saraiva Matos

Palabras clave:

Ensino de Ciências Exatas, Aparelho Móvel, Ensino Médio

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em duas escolas públicas, com objetivo de estudar a aceitabilidade de estudantes e professores sobre o uso de aparelhos móveis no ensino de ciências exatas. As escolas foram escolhidas, aleatoriamente, na cidade de Macapá, Estado do Amapá e dois questionários estruturados foram aplicados para coletar dados, com três professores e duzentos e trinta estudantes do ensino médio. Os resultados mostraram que as respostas dos estudantes convergem sobre o uso do aparelho para fins educativos, mesmo havendo alguma divergência. Além disso, os professores apresentaram visão divergente sobre o uso destas tecnologias no contexto escolar. Quando comparados os dados, verificamos que os alunos pensam de forma semelhante, quanto ao aproveitamento dos celulares para o ensino, cujos testes T de Student apresentaram valores p>0.05 ou p>0.01. Assim, independentemente da escola, os alunos avaliam de forma positiva o uso dos aparelhos móveis para fins educativos, enquanto aos professores, identificamos dois posicionamentos, professores que acreditam a viabilidade do uso do celular no ensino médio e professores que pensam o contrário.

Biografía del autor/a

Jairo Savio Ramos de Medeiros

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Amapá

Henrique Duarte da Fonseca Filho

Doutor em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas,
Departamento de Física, pesquisador dos Grupos de Nanotecnologia em Produtos Naturais e Pesquisa em Materiais

Robert Saraiva Matos

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Amapá, professor assistente da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Especialização em Ensino de Física, líder do Grupo de Pesquisa Materiais Amazônicos,

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Medeiros, J. S. R. de, Fonseca Filho, H. D. da, & Matos, R. S. (2025). Uso de celular no ensino de ciências exatas: um estudo de caso. Science and Knowledge in Focus , 1(2), 37–47. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/604

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco