Uso de celular no ensino de ciências exatas
um estudo de caso
Palabras clave:
Ensino de Ciências Exatas, Aparelho Móvel, Ensino MédioResumen
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em duas escolas públicas, com objetivo de estudar a aceitabilidade de estudantes e professores sobre o uso de aparelhos móveis no ensino de ciências exatas. As escolas foram escolhidas, aleatoriamente, na cidade de Macapá, Estado do Amapá e dois questionários estruturados foram aplicados para coletar dados, com três professores e duzentos e trinta estudantes do ensino médio. Os resultados mostraram que as respostas dos estudantes convergem sobre o uso do aparelho para fins educativos, mesmo havendo alguma divergência. Além disso, os professores apresentaram visão divergente sobre o uso destas tecnologias no contexto escolar. Quando comparados os dados, verificamos que os alunos pensam de forma semelhante, quanto ao aproveitamento dos celulares para o ensino, cujos testes T de Student apresentaram valores p>0.05 ou p>0.01. Assim, independentemente da escola, os alunos avaliam de forma positiva o uso dos aparelhos móveis para fins educativos, enquanto aos professores, identificamos dois posicionamentos, professores que acreditam a viabilidade do uso do celular no ensino médio e professores que pensam o contrário.