Desconstruindo paradigmas culturais

Etnomatemática em uma oficina sobre manifestações afrobrasileiras e indígenas

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Cultura Afrobrasileira, Cultura Indígena, Ensino de Matemática

Resumen

A implementação da cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar trouxe implicações pedagógicas na forma de trabalhar a disciplina de matemática. Muitos conceitos matemáticos estão presentes em diversas manifestações culturais e são próprios dessas manifestações. Este trabalho tem por objetivo relatar o que foi desenvolvido numa oficina com alunos do curso de matemática buscando explorar por meio da Etnomatemática a riqueza intrínseca dessas manifestações, enriquecendo o currículo acadêmico e fomentando a diversidade cultural. Esta abordagem buscou não apenas fortalecer o aprendizado da matemática, mas também promover a valorização desses grupos étnicos. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) - Matemática e Meio Ambiente da UFRRJ. Primeiramente recorreu-se à análise bibliográfica. Em seguida pela necessidade de implementação da lei 11.645/08 nas aulas de matemática foi proposto a oficina para futuros docentes. Essa experiência tem potencial de transformar o ensino superior, destacando a importância da Etnomatemática, a contextualização educacional e estimulando a formação de profissionais mais conscientes.

Biografía del autor/a

Débora de Oliveira Couto da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Rayane Beserra Alvarenga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola e do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional na mesma instituição.

 

Citas

ALMEIDA, Humberto Araújo de; BORGES, Anna Karolina Martins; OLIVEIRA, Auta Paulina da Silva; RAMOS, Maiara Bezerra; MARQUES, Roberta Smania. Etnoecologia em sala de aula: os entraves para integrar conhecimentos tradicionais ao conhecimento científico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2016, 1., Anais [...]. Campina Grande: UFCG, 2016. p. 1-10.

ANDRADE, Leila de. Etnomatemática: A matemática na cultura indígena. Monografia (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

CUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural.1.ed. Castanhal: Edição do autora, 2016.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade. 6.ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.

GERDES, Paulus. Etnomatemática e educação matemática: um panorama geral. Revista Quadrante, Lisboa, v. 5, n. 2, p. 105-138, 1996.

GERDES, Paulus. Reflexões sobre o ensino da matemática e diversidade cultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, p. 108-118, 2014.

GERDES, Paulus. Sobre a História da Formação de Matemáticos Africanos: os primeiros doutorados e o contributo do Ubiratan D’Ambrosio em perspectiva. Revista Brasileira de História da Matemática, Edição Especial: Festschrift Ubiratan D’Ambrosio, n.1, p. 71-80, Dez. 2007.

LIMA, Laura Quatrin de; LIMA, Diva Quatrin de. Contextualização da Cultura Africana através de Prática da Boneca Abayomi, 2019. Disponível em: http://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/citationstylelanguage/get/turabian-fullnote-bibliography?submissionId=12260&publicationId=8305, Acesso em: 10 Nov. 2024.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020.

MEDEIROS, Antonio Paulo Muccillo de; MEDEIROS, Lícia Giesta Ferreira de; SANTOS, Ricardo Marinho dos. A Etnomatemática Decolonial de Paulus Gerdes. Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades, v. 14, n. 2, p. 79-90, mai./ago. 2023.

SILVA, Isis Caroline das Neves; SILVA, Emi Simplicio da; CALIXTO, Alessandra; RIBEIRO, Bruna Schefer; PARIZOTTI, Sérgio. Confecção da boneca abayomi: oficina em alusão ao dia da consciência negra em uma unidade de internação em adição. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM ENFERMAGEM EM ADIÇÕES, 2019, 3., Anais [...]. São Paulo: NEPEAA/USP, 2019. p. 1.

VARGAS, Jackson Luiz dos Santos de; LARA, Isabel Cristina Machado de. A Cultura Afro-Brasileira sob o Enfoque da Etnomatemática: um mapeamento teórico sobre os estudos brasileiros. Abakós, v. 3, n. 2, p. 70-82, mai. 2015.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

de Oliveira Couto da Silva, D., Beserra Alvarenga, R., & Coutinho Silva do Nascimento, E. (2024). Desconstruindo paradigmas culturais: Etnomatemática em uma oficina sobre manifestações afrobrasileiras e indígenas. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 72–87. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/330

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm