Ana Raquel Oliveira da Costa Possas
uma professora e pioneira da educação matemática no Amapá
Palavras-chave:
Educação Matemática, Pandemia da COVID-19, Educação Superior, Memória, Homenagem PóstumaResumo
O objetivo do artigo é homenagear postumamente Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. Ela foi uma professora de matemática da Educação Básica do Território Federal do Amapá e do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá. Utilizamos as narrativas como mé-todo de pesquisa para escrever o texto com base em memórias de familiares, docentes, ex-estudantes e amigos. A pandemia da COVID-19 provocou um impacto significativo na vida profissional e escolar da população do Estado do Amapá, pois o comércio e as instituições tiveram que fechar devido às medidas de restrição para tentar controlar a taxa de infectados pelo coronavírus (SARS-COV2). Cri-anças, mulheres e homens morreram devido ainda não existir vacina para imunizar a população brasi-leira. Nesse contexto de crise da saúde pública, em 29 de abril de 2020, a rede social noticiou, em Macapá, o falecimento de Ana Raquel Oliveira da Costa Possas. A servidora pública e professora de-dicou a sua vida à educação matemática e trabalhou em escolas e na Universidade Federal do Amapá. Ela criou o Laboratório de Ensino de Matemática e trabalhou na pesquisa e orientação de monografias. Além de coordenar o Curso de Graduação em Matemática, sendo a primeira mulher que ocupou este cargo na gestão universitária e em parceria com outros professores, eles organizaram um livro. Na formação de professores de matemática, o amor e o respeito ao ser humano guiaram a forma como ela encorajava os estudantes universitários a construir o conhecimento matemático a partir da valori-zação do seu conhecimento, da relação com a natureza e a cultura.