Modelo bi-logístico aplicado aos primeiros 1015 casos de COVID-19 em indígenas do Estado do Amapá e norte do Pará

Autores

  • Edcarlos Vasconcelos da Silva
  • Maria Adriana Leite
  • Janielle da Silva Melo

Palavras-chave:

Pandemia de Coronavírus, Saúde Indígena, Estatística, Modelo Bi-Logístico, Caso de COVID-19 em Indígenas

Resumo

Neste artigo apresentamos o modelo de crescimento Bi-logístico cujo objetivo foi modelar a tendência temporal de casos de COVID-19 em indígenas do Estado do Amapá e Norte do Pará. O modelo matemático se aplica quando observamos dois pontos de inflexão na evolução da doença ao longo do tempo. Ele têm seis parâmetros, onde K1 e K2 são os valores limitantes do fenômeno, α1 e α2 são as taxas de crescimento em cada bloco, e β1 e β2 são os pontos de inflexão no tempo em que a doença desacelera. O modelo obteve significância estatística (p<0,01) e indicou 12 de maio e 22 de julho de 2020 como as datas em que a doença desacelerou na população indígena pesquisada. O mo-delo Bi-logístico possui boa aderência para modelar casos de COVID-19 que apresentem dois períodos distintos de crescimento e que se faz necessário intervenções imediatas para conter a COVID-19 em terras indígenas.

Biografia do Autor

Edcarlos Vasconcelos da Silva

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz e professor assis-tente do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Campus Marco Zero do Equador.

Maria Adriana Leite

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará e professora assistente do Curso de Licenciatura em Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional de Oiapoque.

Janielle da Silva Melo

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal de Grande Dourados e professora ad-junta do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional de Oiapoque.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Silva, E. V. da, Leite, M. A., & Melo, J. da S. (2025). Modelo bi-logístico aplicado aos primeiros 1015 casos de COVID-19 em indígenas do Estado do Amapá e norte do Pará. Science and Knowledge in Focus , 3(2), 77–88. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/626

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco