ACORPAR DEMARCAÇÕES A PARTIR DAS NARRATIVAS DE UM CORPO FEMININO EM TRÂNSITO PELO TERRITÓRIO
Résumé
Este artigo apresenta o trabalho Acorpar I que realizei em Honduras no ano de 2023 o qual faz parte de uma série de trabalhos que venho realizando pelos territórios nos quais me desloco. Tais trabalhos são antimonumentos que demarcam a violência de gênero nesses territórios, e se articulam a partir da experiência do corpo feminino que os propõe. Através da narrativa que remonta a existência efêmera de Acorpar I proponho transformar a singularidade da experiência violada em corpo de luta coletiva.
Références
AZEVEDO, Nele, Monumentos, esculturas e ações no espaço público, in Boletim do Observatório da Diversidade Cultural, v. 93, n. 1 (abr.-jun. 2021) / Coordenação editorial José Márcio Barros... [et al]. – Belo Horizonte, MG: Observatório da Diversidade Cultural, 2021.
CORRÊA, Renata, Monumento para a mulher desconhecida: ensaios íntimos sobre o feminino, 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2022.
FELSHIN, Nina. Introduction. In: Felshin (org.). But is it art? The spirit of art as activism. Bay Press : Seattle, 1995.
hooks, bell, Erguer a Voz - Pensar como feminista, pensar como negra, São Paulo, Editora Elefante, 2019.
MARTÍNEZ, Josefina L. Nós mulheres, o proletariado – Greves de mulheres trabalhadoras ontem e hoje. Trad. Luciana Vizzoto, São Paulo: Associação Operário Olavo Hansen, 2022.
SITO, Laura e FELIX, Mariana (org), E se as cidades fossem pensadas por mulheres. Porto Alegre: Zouk, 2021
SELIGMANN-SILVA, Marcio, Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência. Psicologia USP, 27(1), 49-60, 2016 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-6564D20150011. Acesso em 12/07/2021.
SHEIKH, Simon. Planes of immanence, or The form of ideas: Notes on the (anti)Monuments of Thomas Hirschhorn. Afterall, 9, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Encanterias 2025Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.