PLURIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: formando professores para o campo, as águas e florestas da Amazônia amapaense

Autores

  • Marlo dos Reis Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Salomão Antônio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Saberes. Tempo e espaço. Educação. Heterogeneidade.

Resumo

Na Amazônia a formação docente precisa considerar as lutas protagonizadas pelos movimentos sociais e a pluriversidade sociocultural destes povos nos territórios dos campos, águas e florestas. O objetivo da pesquisa que deu origem a este artigo foi investigar esta pluriversidade sociocultural evidenciada no Projeto Pedagógico do Curso da Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Amapá relacionados aos princípios e diretrizes da Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve estudo bibliográfico e documental a partir da análise e sistematização das categorias Pluriversidade Cultural, Diálogo de Saberes, Tempos e Espaços e Formação por Área do Conhecimento.

Publicado

01.12.2022