Chamadas para submissão em 2025

09-03-2025

Volume 15 - N. 1 - 2025 - Formação de professores de línguas estrangeiras: questões identitárias e insegurança linguística

O dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: QUESTÕES IDENTITÁRIAS E INSEGURANÇA LINGUÍSTICA tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre pesquisas no campo da Linguística Aplicada Crítica, da Didática das línguas e da Sociolinguística que abordam a formação reflexiva de professores de línguas estrangeiras, questões de identidades e insegurança linguística. Para tanto, encorajamos pesquisadores a submeterem estudos de natureza teórica, metodológica e análises empíricas que apresentem configurações e concepções da análise de percepções de falantes não nativos e nativos e seus impactos na aprendizagem; estratégias para reduzir a insegurança linguística em sala de aula; a interculturalidade e o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; a (re)construção de identidades de professores em serviço e dos futuros professores de língua estrangeira. Incentivamos também a investigação de abordagens inclusivas e de valorização das variedades linguísticas de línguas estrangeiras, bem como de políticas linguísticas, de contatos e de hibridização de línguas em contextos pós-coloniais.

Organizadoras
Profa. Dra. Aldenice de Andrade Couto
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4096058892020915
Orcid: 0000-0002-9529-6400

Profa. Dra. Priscille Ahtoy
Université de Tours (França)
Orcid: 0009 0009 2220 4745

Na aba "Comentários para o editor" indicar que o texto destina-se ao dossiê. 

Submissão até -  23 de março de 2025                        Publicação até - 21 de abril de 2025

Para mais informações na Chamada Completa

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Volume 15 - N. 2- 2025 - Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino de línguas

No contexto de pesquisas da grande área de Linguística e Literatura, no Brasil, especificamente no campo dos estudos linguístico-discursivos, de diversas perspectivas teórico-metodológicas, temos contemplado uma vasta produção de investigações que trazem contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas. Diante desse cenário, a revista Letras Escreve, em seu volume 15 nº 2, lança a seguinte proposta de dossiê temático: Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino-aprendizagem de línguas. Este dossiê reunirá artigos, resenhas e entrevistas, provenientes de pesquisas que versam acerca de estudos que dialogam e contribuem para o ensino-aprendizagem de línguas em suas diferentes perspectivas e dimensões. Com isso, compreendemos que princípios teórico-metodológicos constitutivos dos estudos Linguísticos e Discursivos, a exemplo da Linguística Aplicada, Análises de Discursos, Dialogismo de Bakhtin e o Círculo, Linguística de Texto, Sociolinguística, Pragmática, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Comunicação e Mídias Digitais, dentre outros, têm contribuído com o campo do ensino-aprendizagem de línguas.  

Serão aceitos artigos em um dos seguintes eixos temáticos, todos precisam estar relacionados ao ensino de línguas:

  1. Linguística Aplicada
  2. Linguística de Texto
  3. Estudos do Discurso
  4. Pragmática
  5. Sociolinguística
  6. Morfologia
  7. Sintaxe
  8. Semântica
  9. Dialogismo e o Círculo de Bakhtin
  10. Comunicação e Mídias
  11. Letramentos
  12. Estudos sob a perspectiva Decolonial

Organizadores(as)

Prof. Dr. Magno Santos Batista   

Universidade do Estado do Amapá (UEAP)  

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/0712806297262651 

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-6042-0846 

Profa. Dra. Michelle Araújo de Oliveira   

Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3075162941588865

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4214-1592  

Prof. Dr. Agildo Santos Silva de Oliveira  

Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus XVIII Eunápolis) / Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL UESC)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5833171797195844 

Orcid: https://orcid.org/0009-0008-0796-1329   

Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho  

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Instituto Federal da Bahia / (IFBA Campus Ilhéus)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466770995969401

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-1429-5300 

CRONOGRAMA

Data de lançamento da chamada: 06/03/2025

Prazo para submissão: 06/03/2025 a 30/06/2025

Publicação: 30/09/2025

Para mais informações clique na Chamada Completa

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Volume 17 - N. 1 - 2025 - LÍNGUAS AMEAÇADAS: DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, ANÁLISE, REVITALIZAÇÃO E ENSINO

No contexto de pesquisas da grande área de Linguística, especificamente no campo dos estudos sobre diversidade linguística, temos observado um crescente interesse em investigações que abordam a documentação, descrição, análise e revitalização de línguas ameaçadas.

Diante desse cenário, a Revista Letras Escreve (Qualis A3), em seu compromisso de fomentar o diálogo acadêmico em torno da diversidade linguística, lança a seguinte proposta de dossiê temático: "Línguas Ameaçadas: Documentação, Descrição, Análise, Revitalização e Ensino". Este dossiê reunirá artigos inéditos que explorem desafios e estratégias para a preservação de línguas em risco, destacando seu papel na manutenção de identidades culturais e conhecimentos tradicionais, bem como sua contribuição indelével como fonte de conhecimento sobre as línguas naturais humanas.

Com isso, compreendemos que princípios teórico-metodológicos constitutivos dos estudos linguísticos, em suas diversas abordagens, como a Documentação Linguística, os Estudos Fonético-Fonológicos, a Morfossintaxe, a Sociolinguística, as Políticas Públicas para Revitalização, as Tecnologias Digitais aplicadas à preservação linguística, a Educação Bilíngue e o Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Ensino de Língua Materna, têm contribuído para a valorização, documentação, descrição, análise e revitalização de línguas ameaçadas.

Definimos, portanto, como objetivo reunir pesquisas em língua ameaçadas com foco em:

1) Documentação linguística: métodos inovadores, tecnologias emergentes e relatos de experiências em documentação;

2) Descrição e análise: estudos fonético-fonológicos, morfossintáticos, semânticos e sociolinguísticos de línguas em risco.

3) Revitalização linguística: experiências comunitárias, políticas públicas, estratégias pedagógicas e o uso de tecnologias digitais.

4) Ensino de língua materna: desenvolvimento de materiais didáticos, formação de professores, educação bilíngue e integração curricular.

ORGANIZADORES/AS

Prof. Dr. Glauber Romling da Silva   

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP-Campus Oiapoque) 

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/7064125487666222

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4286-159X

Profa. Dra. Gelsama Mara Ferreira dos Santos  

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP-Campus Oiapoque)

Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/5592692094319420

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0222-1280

 Prof. Dr. Eduardo Alves Vasconcelos  

Universidade Federal do Amapá (Campus Santana)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8302050349019837

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9860-1311

 Prof. Dra. Eva-Maria Roessler  

Universidade do Minho (CEHUM)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9617461637434953

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3524-2280

Data de lançamento da chamada: 07/04/2025

Prazo para submissão: 07/04/2025 a 07/07/2025

Publicação: 31/10/2025

Para mais informações clique na Chamada completa 

DOSSIER PROPOSAL
Within the broader field of Linguistics, particularly in studies on linguistic diversity, there has been a growing interest in research addressing the documentation, description, analysis, and revitalization of endangered languages.

In this context, Letras Escreve (Qualis A3), in its commitment to promoting academic dialogue on linguistic diversity, presents the following thematic dossier proposal: “Endangered Languages: Documentation, Description, Analysis, Revitalization, and Teaching.” This dossier will compile original articles exploring challenges and strategies for preserving endangered languages, emphasizing their role in safeguarding cultural identities and traditional knowledge, as well as their indelible contribution as a source of insight into human natural languages.

We recognize that theoretical-methodological principles from diverse linguistic approaches — such as Linguistic Documentation, Phonetic-Phonological Studies, Morphosyntax, Sociolinguistics, Public Policies for Revitalization, Digital Technologies for Language Preservation, Bilingual Education, and the Development of Teaching Materials for Mother Tongue Education — have significantly advanced the valorization, documentation, description, analysis, and revitalization of endangered languages.

Thus, this dossier aims to gather research on endangered languages focusing on:

  1. Linguistic Documentation: Innovative methods, emerging technologies, and experiential reports on documentation;
  2. Description and Analysis: Phonetic-phonological, morphosyntactic, semantic, and sociolinguistic studies of endangered languages;
  3. Language Revitalization: Community-driven initiatives, public policies, pedagogical strategies, and digital technologies;
  4. Mother Tongue Teaching: Development of didactic materials, teacher training, bilingual education, and curriculum integration.

TIMELINE

  • Call Launch Date: April 7, 2025
  • Submission Deadline: April 7, 2025 – July 7, 2025
  • Publication Date: October 31, 2025

Submissions must adhere to the journal’s guidelines, available at:
???? https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/about/submissions

Manuscripts should be submitted via:
???? https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/submission/wizard

Sincerely,
Prof. Dr. Glauber Romling da Silva
Federal University of Amapá (UNIFAP – Oiapoque Campus)

Prof. Dr. Gelsama Mara Ferreira dos Santos
Federal University of Amapá (UNIFAP – Oiapoque Campus)

Prof. Dr. Eduardo Alves Vasconcelos
Federal University of Amapá (Santana Campus)

Prof. Dr. Eva-Maria Roessler
University of Minho (CEHUM)

Editors