Chamadas para submissão em 2025
Volume 15 - N. 1 - 2025 - Formação de professores de línguas estrangeiras: questões identitárias e insegurança linguística
O dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: QUESTÕES IDENTITÁRIAS E INSEGURANÇA LINGUÍSTICA tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre pesquisas no campo da Linguística Aplicada Crítica, da Didática das línguas e da Sociolinguística que abordam a formação reflexiva de professores de línguas estrangeiras, questões de identidades e insegurança linguística. Para tanto, encorajamos pesquisadores a submeterem estudos de natureza teórica, metodológica e análises empíricas que apresentem configurações e concepções da análise de percepções de falantes não nativos e nativos e seus impactos na aprendizagem; estratégias para reduzir a insegurança linguística em sala de aula; a interculturalidade e o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira; a (re)construção de identidades de professores em serviço e dos futuros professores de língua estrangeira. Incentivamos também a investigação de abordagens inclusivas e de valorização das variedades linguísticas de línguas estrangeiras, bem como de políticas linguísticas, de contatos e de hibridização de línguas em contextos pós-coloniais.
Organizadoras
Profa. Ma. Aldenice de Andrade Couto
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Lattes : http://lattes.cnpq.br/4096058892020915
Orcid: 0000-0002-9529-6400
Profa. Dra. Priscille Ahtoy
Université de Tours (França)
Orcid: 0009 0009 2220 4745
Na aba "Comentários para o editor" indicar que o texto destina-se ao dossiê.
Submissão até - 2 3 de março de 2025 Publicação até - 28 de maio de 2025
Para mais informações na Chamada Completa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Volume 15 - N. 2- 2025 - Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino de línguas
No contexto de pesquisas da grande área de Linguística e Literatura, no Brasil, especificamente no campo dos estudos linguístico-discursivos, de diversas perspectivas teórico-metodológicas, temos contemplado uma vasta produção de investigações que trazem contribuições para o ensino-aprendizagem de línguas. Diante desse cenário, a revista Letras Escreve, em seu volume 15 nº 2, lança a seguinte proposta de dossiê temático: Contribuições dos estudos linguístico-discursivos para o ensino-aprendizagem de línguas. Este dossiê reunirá artigos, resenhas e entrevistas, provenientes de pesquisas que versam acerca de estudos que dialogam e contribuem para o ensino-aprendizagem de línguas em suas diferentes perspectivas e dimensões. Com isso, compreendemos que princípios teórico-metodológicos constitutivos dos estudos Linguísticos e Discursivos, a exemplo da Linguística Aplicada, Análises de Discursos, Dialogismo de Bakhtin e o Círculo, Linguística de Texto, Sociolinguística, Pragmática, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Comunicação e Mídias Digitais, dentre outros, têm contribuído com o campo do ensino-aprendizagem de línguas.
Serão aceitos artigos em um dos seguintes eixos temáticos, todos precisam estar relacionados ao ensino de línguas:
- Linguística Aplicada
- Linguística de Texto
- Estudos do Discurso
- Pragmática
- Sociolinguística
- Morfologia
- Sintaxe
- Semântica
- Dialogismo e o Círculo de Bakhtin
- Comunicação e Mídias
- Letramentos
- Estudos sob a perspectiva Decolonial
Organizadores(as)
Prof. Dr. Magno Santos Batista
Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/0712806297262651
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6042-0846
Profa. Dra. Michelle Araújo de Oliveira
Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3075162941588865
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4214-1592
Prof. Dr. Agildo Santos Silva de Oliveira
Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus XVIII Eunápolis) / Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGL UESC)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5833171797195844
Orcid: https://orcid.org/0009-0008-0796-1329
Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Instituto Federal da Bahia / (IFBA Campus Ilhéus)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6466770995969401
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1429-5300
CRONOGRAMA
Data de lançamento da chamada: 06/03/2025
Prazo para submissão: 06/03/2025 a 30/06/2025
Publicação: 30/09/2025
Para mais informações na Chamada Completa