Identificação de saberes do artesanato do bordado com potencial de favorecer a educação financeira
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Artesanato de bordado, Educação financeira, Etnomatemática, Matemática financeiraResumo
Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade de Pernambuco (UPE) no período de 2020-2021, subsidiou o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática e evoluiu para o Projeto de Qualificação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPE. Este estudo baseia-se nos princípios da Educação Financeira (EF) por meio da cultura do artesanato do bordado, apoiado na Etnomatemática e no referencial teórico ausubeliano, com o objetivo de favorecer a aprendizagem significativa de conceitos da Matemática Financeira. A interpretação e a explicação das implicações educacionais observadas neste contexto estão alinhadas com uma abordagem qualitativa, uma vez que não se propõem a comprovar fatos, quantificar valores nem generalizar resultados, como ocorre em uma abordagem quantitativa. A partir da compreensão e descrição das etapas envolvidas na confecção de uma peça artesanal de bordado, foi possível identificar saberes matemáticos inerentes ao processo de produção que, quando explorados à luz dos princípios da EF, podem despertar o interesse de estudantes da EJA em aprender sobre Juros Simples e Compostos.
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