A temática saúde na formação de professores indígenas

uma análise com base na Escala Likert

Autores/as

  • Myriam Regina Zapaterra Mendes
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid

Palabras clave:

Ensino em Ciências da Saúde, Ensino Superior, Professor Indígena, Formação em Saúde

Resumen

Este artigo analisa a percepção sobre a formação em saúde no Curso de Graduação Inter-cultural Indígena da Universidade Federal do Amapá. O trabalho foi desenvolvido com base no mé-todo quantitativo e análise de questionários aplicados para onze egressos do curso. Sistematizados os dados em duas dimensões através de distribuição de frequências, média aritmética e média geral. A Escala Atitudinal Likert (EAL) orientou os critérios para elaborar o questionário da pesquisa e organi-zar o conjunto de dados brutos da pesquisa em ensino de ciências da saúde. A EAL possibilitou espe-cificar os níveis de concordância ou discordância dos egressos e professores indígenas em relação à satisfação do curso. Conforme o resultado, 77,28% dos professores indígenas estavam satisfeitos quanto a formação em saúde no ensino superior, enquanto 22,72% deles ressaltaram ser necessário fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico do CLII, com ênfase na área de habilitação em Ciências Exatas e da Natureza. O resultado sugere refletir sobre a matriz curricular do curso a partir de um modelo multicultural e escutar as comunidades indígenas para melhorar o curso de graduação.

Biografía del autor/a

Myriam Regina Zapaterra Mendes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e professora assistente do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá, Campus de Santana.

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Mendes, M. R. Z., & Megid, M. A. B. A. (2025). A temática saúde na formação de professores indígenas: uma análise com base na Escala Likert. Science and Knowledge in Focus , 3(1), 41–55. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/619

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco