Programas de Pós-graduação em Matemática na região norte do Brasil

experiências, dificuldades e desafios

Autores/as

  • José Nazareno Vieira Gomes
  • Solange Regina Cromianski

Palabras clave:

Matemática, Programa de Pós-Graduação, Região Norte do Brasil, trevista Temática.

Resumen

O texto apresenta a entrevista temática concedida pelo professor José Nazareno Vieira Gomes da Universidade Federal de São Carlos à professora Solange Regina Cromianski da Universi-dade Federal do Amapá. Realizamos uma reunião online pelo WhatsApp para definir o tema da entre-vista como ação de apoio à revista eletrônica Ciência e Saber em Foco; momento em que decidimos falar sobre a pós-graduação em Matemática na região Norte do Brasil. O entrevistado encaminhou as respostas ao roteiro organizado em eixos temáticos. A entrevista destaca o trabalho dos programas de pós-graduação de duas universidades da Amazônia Legal e o papel da Sociedade Brasileira de Mate-mática para o desenvolvimento da Matemática na região, apontando as dificuldades e os desafios de implementação e consolidação desses programas de pós-graduação.

Biografía del autor/a

José Nazareno Vieira Gomes

Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará, professor associado I do Departamento de Mate-mática da Universidade Federal de São Carlos, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Matemática na mesma instituição e da Universidade Federal do Amazonas, e também do Programa de Douto-rado em Matemática em associação entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal do Amazo-nas.

Solange Regina Cromianski

Doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amapá, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também exerce a função de chefe do Laboratório de Ensino de Matemática e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Gomes, J. N. V., & Cromianski, S. R. (2025). Programas de Pós-graduação em Matemática na região norte do Brasil: experiências, dificuldades e desafios. Science and Knowledge in Focus , 2(2), 69–78. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/616

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco