Caminhos investigativos em etnomatemática

perspectivas, experiências e teorizações

Autores/as

  • José Roberto Linhares de Mattos
  • José Sávio Bicho

Palabras clave:

Educação Matemática, Pesquisa em Etnomatemática, Entrevista Narrativa

Resumen

Esta entrevista narrativa documenta questões relacionadas aos caminhos investigativos em Etnoma-temática a partir do diálogo virtual entre José Roberto Linhares de Mattos e José Sávio Bicho, com base no ponto de vista do primeiro autor. No período de maio a junho de 2019, a entrevista foi realizada por e-mail, com finalidade de atender convite para publicação de entrevista na Ciência e Saber em Foco. A textualização da entrevista destaca um olhar especializado sobre a pesquisa em etnomatemática, focando perspectivas, experiên-cias e teorizações, além de engendrar itinerários e olhares a partir de vivência e trajetória profissional do profes-sor e pesquisador que concedeu a primeira entrevista à revista eletrônica do Curso de Licenciatura em Matemá-tica da Universidade Federal do Amapá.

Biografía del autor/a

José Roberto Linhares de Mattos

Doutor em Ciências (UFRJ), com realização de um Programa de Pós-Doutoramento em Educação no Instituto de Edu-cação da Universidade de Lisboa (IEUL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ), professor colaborador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGE-CEM/UFMT) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Sávio Bicho

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) e professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Instituto de Ciências Humanas (ICH), lotado no Curso de Licenciatura do Campo.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Mattos, J. R. L. de, & Bicho, J. S. (2025). Caminhos investigativos em etnomatemática: perspectivas, experiências e teorizações. Science and Knowledge in Focus , 2(1), 49–57. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/612

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco