Educação do Campo e Ensino de Matemática para os anos iniciais

Desafios e possibilidades

Autores/as

Palabras clave:

Educação do campo, Ensino de Matemática, Anos iniciais, Etnomatemática

Resumen

Este estudo examina a conexão entre a Educação do Campo e o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, dialogando com os fundamentos da Etnomatemática. O objetivo foi analisar os desafios e possibilidades no ensino e na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais no contexto da Educação do Campo. Nesse contexto, a investigação aborda as tensões e os desafios presentes na Educação do Campo, a formação continuada de docentes e a importância de contextualizar o ensino de matemática como caminhos essenciais. A metodologia baseou-se na análise de produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com ênfase na pesquisa documental e revisões sistemáticas da literatura. Os resultados evidenciaram a importância de valorizar a identidade campesina, fortalecer questões identitárias das comunidades envolvidas e integrar temas relacionados à realidade do campo no ensino. Além disso, a pesquisa trouxe contribuições significativas para futuras investigações, ampliando a compreensão sobre a Educação do Campo e o ensino de matemática em contextos rurais.

Biografía del autor/a

Ivanete Cardoso, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ.

 

Sandra Maria Nascimento de Mattos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA.

 

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, professor titular da Universidade Federal Fluminense e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Citas

ALVES, Maria A. O trabalho docente em classes multianuais de escolas da Ilha Grande. Conhecimento & Diversidade, v. 12, n. 27, p. 39-50, 2020.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. Trad. Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BARROS, Viviane N. Ações de Formação Continuada para Professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo: Um olhar para o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.

BRANDÃO, Wellington G. Matemática na Educação do Campo. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2020.

CALDART, Roseli S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.

CALDART, Roseli S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, Maria A. (Org.). Educação do Campo: campo - políticas públicas - educação. Brasília: Incra; MDA, 2008, p. 63-86.

CALDART, Roseli S. Escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n.1, p. 60-81, 2003.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Letramento matemático. Brasília: INEP, 2010.

JANATA, Natacha E.; ANHAIA, Edson M. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a

formação docente. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.

LOPES, Wanderson R. Tensões em um curso de formação de professores de uma escola do campo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.

MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Revista Teias, v. 22, n. 65, 2021, p. 12-25.

MATTOS, Sandra M. N. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020.

MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L. Etnomatemática e prática docente indígena: a cultura como eixo integrador. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 102-115, jun. 2019.

MORAES, Antonio Carlos Robert. A afirmação da territorialidade estatal no Brasil: uma introdução. In: LEMOS, Amalia I. G.; SILVEIRA, Maria L.; ARROYO, Monica. Questões territoriais na América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2006. p. 41-54.

PAULINO, Eliane T. Território e campesinato: da teoria à práxis. Terr@Plural, v. 2, n. 1, p. 199-211, 2008.

PARUTA, Anie M.; CARDOSO, Virginia C. O Letramento Matemático na BNCC. Zetetiké, v. 30, p. 1-20 - e022025, 2022.

SANTOS, Ramofly B. A Educação do Campo e o MST. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL GRAMSCI E OS MOVIMENTOS POPULARES. Anais [...]. Niterói: UFF, 2010. v. 1. p. 1-16.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María L. Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judiht H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em

transformação. Cadernos Cenpec, v. 6, n. 1, p.120-142, 2016.

SOARES, Manoel H.; BEZERRA, Sara J. C. Experiências de docentes em turmas multisseriadas/multianos: desafios e estratégias metodológicas utilizadas em escolas rurais de Palmeira dos Índios/AL. Revista Interseção, v. 2, n. 1, p. 134-160, 2021.

SOUZA, Deidiane A. S. O Ensino de Matemática numa Escola Rural do RN: Planejamento para salas multisseriadas no contexto remoto. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.

SOUZA, Gilvana G. D. Educação do Campo no município de Areia Branca/RN e Salas Multianuais: Limites e possibilidades do letramento matemático. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Cardoso, I., Mattos, S. M. N. de, & Linhares de Mattos, J. R. (2024). Educação do Campo e Ensino de Matemática para os anos iniciais: Desafios e possibilidades. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 7–21. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/519

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm