Educação do Campo e Ensino de Matemática para os anos iniciais
Desafios e possibilidades
Palabras clave:
Educação do campo, Ensino de Matemática, Anos iniciais, EtnomatemáticaResumen
Este estudo examina a conexão entre a Educação do Campo e o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, dialogando com os fundamentos da Etnomatemática. O objetivo foi analisar os desafios e possibilidades no ensino e na aprendizagem de Matemática nos anos iniciais no contexto da Educação do Campo. Nesse contexto, a investigação aborda as tensões e os desafios presentes na Educação do Campo, a formação continuada de docentes e a importância de contextualizar o ensino de matemática como caminhos essenciais. A metodologia baseou-se na análise de produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com ênfase na pesquisa documental e revisões sistemáticas da literatura. Os resultados evidenciaram a importância de valorizar a identidade campesina, fortalecer questões identitárias das comunidades envolvidas e integrar temas relacionados à realidade do campo no ensino. Além disso, a pesquisa trouxe contribuições significativas para futuras investigações, ampliando a compreensão sobre a Educação do Campo e o ensino de matemática em contextos rurais.
Citas
ALVES, Maria A. O trabalho docente em classes multianuais de escolas da Ilha Grande. Conhecimento & Diversidade, v. 12, n. 27, p. 39-50, 2020.
AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. Trad. Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
BARROS, Viviane N. Ações de Formação Continuada para Professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo: Um olhar para o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
BRANDÃO, Wellington G. Matemática na Educação do Campo. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2020.
CALDART, Roseli S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.
CALDART, Roseli S. Sobre educação do campo. In: SANTOS, Maria A. (Org.). Educação do Campo: campo - políticas públicas - educação. Brasília: Incra; MDA, 2008, p. 63-86.
CALDART, Roseli S. Escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n.1, p. 60-81, 2003.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1998.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Letramento matemático. Brasília: INEP, 2010.
JANATA, Natacha E.; ANHAIA, Edson M. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a
formação docente. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.
LOPES, Wanderson R. Tensões em um curso de formação de professores de uma escola do campo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Revista Teias, v. 22, n. 65, 2021, p. 12-25.
MATTOS, Sandra M. N. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020.
MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L. Etnomatemática e prática docente indígena: a cultura como eixo integrador. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 102-115, jun. 2019.
MORAES, Antonio Carlos Robert. A afirmação da territorialidade estatal no Brasil: uma introdução. In: LEMOS, Amalia I. G.; SILVEIRA, Maria L.; ARROYO, Monica. Questões territoriais na América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2006. p. 41-54.
PAULINO, Eliane T. Território e campesinato: da teoria à práxis. Terr@Plural, v. 2, n. 1, p. 199-211, 2008.
PARUTA, Anie M.; CARDOSO, Virginia C. O Letramento Matemático na BNCC. Zetetiké, v. 30, p. 1-20 - e022025, 2022.
SANTOS, Ramofly B. A Educação do Campo e o MST. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL GRAMSCI E OS MOVIMENTOS POPULARES. Anais [...]. Niterói: UFF, 2010. v. 1. p. 1-16.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, María L. Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judiht H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em
transformação. Cadernos Cenpec, v. 6, n. 1, p.120-142, 2016.
SOARES, Manoel H.; BEZERRA, Sara J. C. Experiências de docentes em turmas multisseriadas/multianos: desafios e estratégias metodológicas utilizadas em escolas rurais de Palmeira dos Índios/AL. Revista Interseção, v. 2, n. 1, p. 134-160, 2021.
SOUZA, Deidiane A. S. O Ensino de Matemática numa Escola Rural do RN: Planejamento para salas multisseriadas no contexto remoto. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
SOUZA, Gilvana G. D. Educação do Campo no município de Areia Branca/RN e Salas Multianuais: Limites e possibilidades do letramento matemático. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.