Saberes ancestrais na Comunidade Quilombola Santa Luzia do Maruanum

Conexões com a etnomatemática

Autores/as

Palabras clave:

Ancestralidade, Cultura, Etnomatemática, Maruanum

Resumen

Este artigo aborda sobre seres, saberes e fazeres na Comunidade Quilombola Santa Luzia do Maruanum, suas histórias culturais no estado do Amapá, seus enredos, e a força de trabalho, em especial, das mulheres da comunidade. O objetivo é abordar a atividade laboral de produção de louças de barro de mulheres da Comunidade Quilombola Santa Luzia do Maruanum, com seus aspectos culturais e espirituais provenientes da ancestralidade. A metodologia de pesquisa utilizada foi baseada em observação participante e roda de conversas para coleta de dados, com um viés etnomatemático sobre os saberes e fazeres dos membros da comunidade quilombola. Com suas riquezas e sabedoria ancestrais, as louceiras do Maruanum conseguem retirar da terra o barro que provém as louças que são vendidas para o seu sustento. Esses conhecimentos podem ser utilizados na sala de aula, em particular, em escolas que recebem alunos dessa comunidade, para auxiliar no ensino e na aprendizagem.

Biografía del autor/a

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, professor titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense, professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA e professor do Programa de Doutorado da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

 

Romaro Silva, Instituto Federal do Amapá

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, reitor e professor do Instituto Federal do Amapá.

 

Felipe Xavier, Instituto Federal do Amapá

Licenciando de Graduação do Instituto Federal do Amapá e bolsista de iniciação científica do CNPq.

                                        

Citas

COIROLO, Alícia D. Atividades e tradições dos grupos ceramistas do Maruanum (AP). Notas preliminares. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, Vol. 7, n. 1, p. 71-95, 1991.

COSTA, Célia S. Louceiras do Maruanum (Amapá): Estratégia educativa para a conservação da tradição do criar-saber-fazer ceramista. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FERREIRA, Fabrício C. “Desde que me entendi”: Tecendo saberes e fazeres relativos à louça da Comunidade Quilombola do Maruanum, Amapá/AP. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L.; SEEMANN, Jorn; MESQUITA, Mônica. Humanscapes and Ecological Societies: Socio-affective narratives on beings, knowledge, and doings. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Edição Especial: Antropologias e Educação Matemática: diálogos (im)pertinentes, p. 1-22, Jan./Dez. 2024.

MATTOS, Sandra M. N. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Editora Fi, 2020a.

MATTOS, Sandra M. N. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020b.

MATTOS, Sandra M. N.; MATTOS, José R. L. (2019). Etnomatemática e prática docente indígena: a cultura como eixo integrador. Hipátia, Vol. 4, n. 1, p. 102-115. 2019.

SANTOS, Antonio B. Somos da terra. Piseagrama, n. 12, p. 44-51, 2018.

SANTOS, Antonio B. Colonizações, quilombos: modos e significações. Brasília: UNB, 2015.

SILVA, Romaro A. Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: A etnomatemática como possibilidade de ensino. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho. Instituto de Educação, Minho, 2022.

SOARES, Ana Cristina P. M. Religião e festividade no distrito rural do Maruanum. Revista Senso, s. p., 2019.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Linhares de Mattos, J. R., Silva, R., & Xavier, F. (2024). Saberes ancestrais na Comunidade Quilombola Santa Luzia do Maruanum: Conexões com a etnomatemática. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 199–213. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/470

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm