Etnomatemática e Afetos
Tecendo saberes no encontro entre a emoção e o conhecimento
Palabras clave:
Educação no Campo, Afetividade, Dimensão afetiva, Ensino de Matemática, EtnomatemáticaResumen
O objetivo deste artigo é fornecer uma revisão crítica de pesquisas mais recentes em Etnomatemática, que relacionam a Educação no Campo e Afetividade. A análise busca compreender a conexão entre estes três eixos já que a integração entre Etnomatemática e Educação no Campo e Afetividade ocorrem ao considerarmos as práticas culturais específicas das comunidades rurais no ensino da Matemática, corroborando com ambientes afetivos, levando em consideração as necessidades específicas dos estudantes no campo. Os trabalhos analisados tiveram com base de dados o Banco de Dissertações da CAPES. Os resultados revelam a importância de proporcionar uma educação de qualidade que esteja alinhada com as realidades locais, considerando a necessidade e aspirações dos sujeitos do campo, conhecendo as particularidades socioeconômicas, culturais e geográficas dessas comunidades proporcionando assim um ambiente afetivo positivo em função da motivação, o engajamento e o bem-estar emocional dos alunos, impactando diretamente o processo de aprendizagem.
Citas
BARBOSA, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de. Entendimentos a Respeito da Matemática na Educação do Campo: Questões sobre currículo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SANTOS, Silvana C. Educação matemática: propostas e desafios. EccoS Revista Científica, Vol. 7, n. 2, p. 291-312, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
D'AMBROSIO, Ubiratan. A Matemática e a Cultura. São Paulo: Ed. da USP, 2005.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Como foi gerado o nome Etnomatemática ou Alustapasivistyselitys. In: FANTINATO, Maria Cecília; FREITAS, Adriano Freitas. (Org.). Etnomatemática: Concepções, dinâmicas e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre tradições e modernidade. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa Etnomatemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020. p. 7-10.
KNIJNIK, Gelsa. Educação Matemática, Culturas e Conhecimento na luta pela Terra. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavam. Etnomatemática em Movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Tendências em Educação Matemática.
LIMA, Gioconda Marisol Luz. Educação do Campo e Educação Matemática: Uma articulação possível. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O Sentido da Matemática e a Matemática do Sentido: Aproximações com o programa Etnomatemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020.
SANTANA, Jorge Alberto dos Santos. Práticas Escolares para Mobilização da Cultura Matemática de Estudantes da EJA por Meio da Etnomatemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.
SILVA, Andre Ribeiro da. Narrativas do Campo: Etnomatemática na formação de educadores das escolas do campo. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2020.
SOUZA, Marcia Regina de. Educação do Campo, Etnomatemática e BNCC: Reflexos de uma formação continuada de professores na construção de orientações curriculares de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2021.