Travessias de Saberes e Fazeres

Abordagem de uma atividade investigativa em etnomatemática no estudo da função afim

Autores/as

Palabras clave:

Etnomatemática, Função afim, Rikbaktsa, Saberes e fazeres

Resumen

Este escrito é um relato de experiência cujo objetivo é compartilhar uma atividade desenvolvida nas aulas de matemática com estudantes do primeiro ano do curso técnico em nutrição e dietética do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP/LNAB), em Alagoinhas-Bahia. A abordagem metodológica incluiu uma atividade investigativa em Etnomatemática, proposta pelos pesquisadores Mattos e Polegatti (2013) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), focada no estudo da função afim por meio da fabricação de flautas utilizadas pelos Rikbaktsa. Esta abordagem não apenas facilitou a compreensão e a aplicabilidade dos conhecimentos sobre a função afim, mas também promoveu a reflexão sobre as relações étnico-raciais, integrando leitura e interpretação de textos como ferramentas pedagógicas. A relevância desta atividade reside na sua capacidade de estimular e difundir uma vivência educativa significativa, que abarca múltiplas dimensões da pesquisa e enfatiza a importância dos saberes e práticas culturais na educação matemática. A intersecção entre a matemática e a cultura, por meio da etnomatemática, enriquece o processo de aprendizagem, ao considerar as identidades culturais dos indivíduos e suas contribuições para o conhecimento científico. Este trabalho destaca a necessidade de valorizar essas interações no âmbito educacional, promovendo uma educação mais inclusiva e contextualizada que reconhece e respeita a diversidade cultural. Ao fazer isso, a iniciativa não apenas amplia a compreensão matemática dos estudantes, mas também fortalece sua consciência crítica e social.

Biografía del autor/a

Tânia Pinto dos Santos Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia.

Citas

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Trad. de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BRASIL. Base Nacional Curricular. Brasília: MEC, 2018.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Uma História Concisa da Matemática no Brasil. Petropólis: Vozes, 2008.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática. Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2009.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Matemática em Contextos: Função afim e função quadrática. 1. ed. São Paulo: Ática, 2020.

DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: Educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MATTOS, José Roberto Linhares de; POLEGATTI, Geraldo Aparecido. Um encontro etnomatemático na educação escolar indígena: a função das flautas dos Rikbaktsa. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, 11. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2013. p. 1-12.

SANTOS, Raimundo Washington dos. Empreendedorismo e Educação Empreendedora Multicultural: uma experiência docente em sala de aula universitária. In: CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. (Org.). Direitos Linguísticos e outras narrativas de direitos negados. Aracaju: Ed. Criação, 2022. p. 235-252

SOUZA, Tânia Pinto dos Santos. A importância do fazer pedagógico sob o viés progressista. In: CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. (Org.). Direitos Linguísticos e outras Narrativas de Direitos Negados. Aracaju: Ed. Criação, 2022. p. 269-285

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Pinto dos Santos Souza, T. (2024). Travessias de Saberes e Fazeres: Abordagem de uma atividade investigativa em etnomatemática no estudo da função afim. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 105–121. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/321

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm