Unidade temática geometria e possibilidades etnomatemáticas para o quarto ano do ensino fundamental I

Autores/as

Palabras clave:

Geometria, Etnomatemática, Ensino fundamental I, Quarto ano, Reações afetivas

Resumen

O presente trabalho analisa as possibilidades etnomatemáticas no que diz respeito à unidade temática “geometria” desenvolvida no quarto ano do ensino fundamental I. Para encontrar possibilidades etnomatemáticas que aliam cultura, aprendizagem significativa e conhecimentos prévios, foram apresentadas algumas questões contidas na avaliação diagnóstica em rede do município do Rio de Janeiro, as quais geraram desconfortos para as crianças do quarto ano. A avaliação diagnóstica em rede é uma avaliação bimestral, elaborada pela secretaria municipal de educação. Teoricamente, dialoga-se com Lorenzato (2010), Smole e Diniz (2007), D’Ambrosio (2011) e Mattos (2020a), entre outros, os quais auxiliaram nas análises. Entende-se que a unidade temática “geometria”, contida na BNCC (2018), é um aspecto que se encontra em um movimento de avançar em sua visibilidade, tanto no ensino quanto na aprendizagem. Esses conhecimentos matemáticos auxiliam no reconhecimento do mundo físico, no reconhecimento do espaço e das formas e do desenvolvimento pensamento geométrico das crianças em questão. Conclui-se que o Programa Etnomatemática é um dos caminhos que busca atuar sobre os conhecimentos prévios, transformando-os em novos conhecimentos de maneira mais prazerosa, atuando sobre as reações afetivas de tonalidades agradáveis.

Biografía del autor/a

Sandra Maria Nascimento de Mattos , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com intercâmbio na Universidade Católica Portuguesa do Porto, Portugal. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora do município do Rio de Janeiro. Vice-diretora da regional Amapá da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Membro do Comité Latinoamericano de Matemática Educativa - Clame.

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Nascimento de Mattos , S. M. (2024). Unidade temática geometria e possibilidades etnomatemáticas para o quarto ano do ensino fundamental I. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 122–136. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/319

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm