Etnomatemática e Decolonialidade

Vieses metodológicos de uma intersecção emergente

Autores/as

Palabras clave:

Educação matemática, Etnomatemática decolonial, Pesquisa em etnomatemática, Decolonialidade

Resumen

Este trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado já finalizada pelo PPG em Educação para Ciências - UNESP Bauru, conduzida pelo primeiro autor sob a orientação dos demais. Nosso objetivo neste artigo foi analisar as metodologias de pesquisas que abordam simultaneamente a Etnomatemática e a Decolonialidade, obtidas por operadores booleanos nos principais catálogos de teses e dissertações do Brasil. Compreendemos a natureza dessa relação, questionando se ela é tão intuitiva quanto parece ou se existem desafios a serem superados. A relevância deste trabalho é reforçada pelo recente aumento no número de pesquisas que utilizam ambos os referenciais, o que mostra certa urgência na compreensão da relação entre Etnomatemática e Decolonialidade. Foi realizada a revisão e análise bibliográfica das pesquisas encontradas a fim de explorar o relacionamento metodológico entre a Etnomatemática e a Decolonialidade, a partir da perspectiva do Grupo Modernidade/Colonialidade, nas teses e dissertações que articulam ambos os campos. A análise nos revelou a importância de uma orientação para uma prática etnomatemática e decolonial que valorize criticamente os saberes das culturas historicamente subalternizadas. Ao final, sugere-se a adoção do caminho oferecido pela Etnomatemática decolonial, um campo emergente que oferece tais possibilidades.

Biografía del autor/a

Douglas Dias, Univesidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP e professor da Secretaria de Educação de São Paulo.

 

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Reamec e professor adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, atuando na Graduação em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na mesma universidade.

 

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

Dias, D., Gonçalves, H. J. L., & Bicho, S. (2024). Etnomatemática e Decolonialidade: Vieses metodológicos de uma intersecção emergente. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 152–168. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/300

Número

Sección

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm