Pandemia da COVID-19 e práticas de atividades físicas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Paulo Renzo Guimarães Júnior
  • Mesaque Silva Correia

Palavras-chave:

Pandemia da COVID-19, Quarentena, Atividade Física, Saúde do Adolescente

Resumo

O artigo analisa a prática de atividade física por estudantes do ensino fundamental, antes e durante a pandemia da COVID-19, em Teresina. Coletamos os dados com aplicação de questionário para quatro estudantes do 9o ano do ensino fundamental (n = 4), de uma população de quarenta e um (N = 41) estudantes. Produzimos o texto com base no método estatístico e tabelas de distribuições de frequências das variáveis estudadas, o que organizamos no programa JASP 0.13. O estudo contou com 3(75%) meninas e 1(25%) menino, com idade entre 14(25%) e 15(75%) anos. Todos afirmaram parti-cipar ativamente das aulas de Educação Física, dos quais 4(100%) deles faziam outras atividades fora da escola, com frequência semanal de 1(25%) vez e 2-3(75%) vezes. Durante a pandemia da COVID-19, 3(75%) mantiveram-se ativos, enquanto 1(25%) não realizou qualquer atividade física e a frequência semanal foi de 1(25%) nenhuma vez por semana, 2(50%) 1 vez por semana e 1(25%) 2-3 vezes sema-nais, configurando-se uma redução de atividade física durante a quarentena. A prática de atividade física reduziu durante a quarentena em adolescentes. Todavia não foi possível realizar inferências que pudessem caracterizar uma relação positiva entre quarentena e redução de atividade física.

Biografia do Autor

Paulo Renzo Guimarães Júnior

Estudante do Curso de Licenciatura pela Universidade Federal do Piauí.

Mesaque Silva Correia

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, Professor Adjunto do Departamento de Méto-dos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí e professor permanente do Programa de Pós-Gra-duação em Educação.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Guimarães Júnior, P. R., & Correia, M. S. (2025). Pandemia da COVID-19 e práticas de atividades físicas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Science and Knowledge in Focus , 3(2), 49–60. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/624

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco