Etnomatemática e Afetos

Tecendo saberes no encontro entre a emoção e o conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Educação no Campo, Afetividade, Dimensão afetiva, Ensino de Matemática, Etnomatemática

Resumo

O objetivo deste artigo é fornecer uma revisão crítica de pesquisas mais recentes em Etnomatemática, que relacionam a Educação no Campo e Afetividade. A análise busca compreender a conexão entre estes três eixos já que a integração entre Etnomatemática e Educação no Campo e Afetividade ocorrem ao considerarmos as práticas culturais específicas das comunidades rurais no ensino da Matemática, corroborando com ambientes afetivos, levando em consideração as necessidades específicas dos estudantes no campo. Os trabalhos analisados tiveram com base de dados o Banco de Dissertações da CAPES. Os resultados revelam a importância de proporcionar uma educação de qualidade que esteja alinhada com as realidades locais, considerando a necessidade e aspirações dos sujeitos do campo, conhecendo as particularidades socioeconômicas, culturais e geográficas dessas comunidades proporcionando assim um ambiente afetivo positivo em função da motivação, o engajamento e o bem-estar emocional dos alunos, impactando diretamente o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luíza Betânia Gevergi Lacerda, Prefeitura Municipal de Águia Branca

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora de Matemática da Educação Básica.                           

Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola e do Programas de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional na mesma instituição.

 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Gevergi Lacerda, L. B., & Coutinho Silva do Nascimento, E. (2024). Etnomatemática e Afetos: Tecendo saberes no encontro entre a emoção e o conhecimento. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 55–71. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/347

Edição

Seção

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm