Identificação de saberes do artesanato do bordado com potencial de favorecer a educação financeira

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Artesanato de bordado, Educação financeira, Etnomatemática, Matemática financeira

Resumo

Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade de Pernambuco (UPE) no período de 2020-2021, subsidiou o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática e evoluiu para o Projeto de Qualificação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPE. Este estudo baseia-se nos princípios da Educação Financeira (EF) por meio da cultura do artesanato do bordado, apoiado na Etnomatemática e no referencial teórico ausubeliano, com o objetivo de favorecer a aprendizagem significativa de conceitos da Matemática Financeira. A interpretação e a explicação das implicações educacionais observadas neste contexto estão alinhadas com uma abordagem qualitativa, uma vez que não se propõem a comprovar fatos, quantificar valores nem generalizar resultados, como ocorre em uma abordagem quantitativa. A partir da compreensão e descrição das etapas envolvidas na confecção de uma peça artesanal de bordado, foi possível identificar saberes matemáticos inerentes ao processo de produção que, quando explorados à luz dos princípios da EF, podem despertar o interesse de estudantes da EJA em aprender sobre Juros Simples e Compostos.

Biografia do Autor

Suellen Soares Silva dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte.

 

José Roberto da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte.

 

Maria Aparecida da Silva Rufino, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos. Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte.

 

Referências

AUGUSTINIS, Viviane Franco; COSTA, Alessandra de Sá Mello; BARROS, Denise Franca. Uma análise crítica do discurso de Educação Financeira: por uma educação para além do capital. Revista ADM. MADE, v. 16, n. 3, p. 79-102, set./dez. 2012.

AUSUBEL, David. P. Adquisición y Retención del Conocimiento: Una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós, 2002.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: Gestão de finanças pessoais. Brasília: BCB, 2013.

BOGDAN, Robert Charles.; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Trad. de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Ed. Porto, 1994.

BRASIL. Decreto nº 7.397 de 22 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2010 e retificado em 23 de dezembro de 2010, Edição Extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm, Acesso em: 05 out. 2024.

CHIAPPETTA, Stephany Karoline de Souza; SILVA, José Roberto. Uma proposta para o ensino de educação financeira embasada na etnomatemática: consumo consciente a partir do contexto do orçamento financeiro. Revista Tangram, v. 2, n. 1, p. 79-101, 2018.

COMITÉ CONSULTATIF DU SECTEUR FINANCIER. Rapport annuel: 2008-2009. France: CCSF, 2009. Disponível em: http://www.banque-france.fr/system/files/import/ccsf/medias/documents/ccsf_2008-09_rapport_integral.pdf, Acesso em: 05 out. 2024.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre tradições e a modernidade. 5. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: Percursos teóricos e metodológicos. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção formação de professores).

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

HELFERT, Erich. A. Técnicas de Análise Financeira: Um guia prático para medir o desempenho dos negócios. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

HOFMANN, Ruth Margareth; MORO, Maria Lucia Faria. Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, v. 20, n. 38, p. 37-54, jul./dez. 2012.

LIMA, Adriana de Souza.; COSTA, Christiane. Sertã. Educação financeira na educação básica: um bom negócio. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 44, p. 30-38, 2015.

LIMA, Cristina Maria Garcia de; DUPAS, Giselle; OLIVEIRA, Irma de; KAKEHASHI, Seiko. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 4, n. 1, p. 21-30, Jan. 1996.

MASINI, Elcie F. Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa na Escola. 1.ed. Curitiba: CRV, 2017.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. Abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de; CASTRO, Paula Almeida de. (Org.). Etnografia e Educação: Conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. p. 49-83.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio. Ensino e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: A teoria e textos complementares. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011a.

MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2011b.

ORGANISATION DE COOPÉRATION ET DE DÉVELOPPEMENT ÉCONOMIQUES, 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf, Acesso em: 10 out. 2024.

PERES, Élida de Sousa; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de. Abordagens geométrica em estamparias afro-brasileira: um estudo etnomatemático. In: ALMEIDA, Fabrício Moraes de. (Org.). Fundamentos das ciências exatas: da matemática à física e além. Ponta Grossa: Ed. Atena, 2023, p. 44-56.

PUCCINI, Ernesto Coutinho. Matemática Financeira e Análise de Investimentos. 3. ed. rev. Atual. Florianópolis: UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2016.

RESENDE, Amanda Fabri de. A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

ROSA, Milton.; OREY, Daniel C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, p. 1-26, 2006.

SANTOS, Ernani Martins dos; SANTANA, Giselli Cristine Nunes de. Um estudo acerca da cultura do bordado geométrico produzido por artesãs de Lagoa do Carro. Com a Palavra o Professor, v. 3, n. 6, p. 38-56, 2018.

SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, nov./dez. 2007.

SIQUEIRA, Maria Isadora Maia de. Educação Financeira. Monografia (Graduação em Bacharelado em Ciências Atuariais) - Faculdade de Ciências Atuariais, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

TAFFAREL, Mônica; SILVA, Adailton Alves da. Os saberes matemáticos de uma costureira. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 10, n. 3, p. 167-180, 2017.

TERRA, Jonas Defante. Educação a Distância de Matemática Financeira para o Cotidiano: Um estudo para fixação de conceitos básicos e desenvolvimento de atividades. In: Trabalho CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009, 15. Anais [...]. Fortaleza: ABED, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva dos Santos, S. S., da Silva, J. R., & Rufino, M. A. da S. (2024). Identificação de saberes do artesanato do bordado com potencial de favorecer a educação financeira. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 137–151. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/318

Edição

Seção

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm