DESAPRENDIZAGENS – POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DISSIDENTE
Palavras-chave:
Desaprendizagem. Arte Educação Dissidente. Decolonialidade.Resumo
O presente artigo apresenta as reflexões do autor acerca de uma arte educação dissidente. Para compor as reflexões são apresentadas articulações entre pensamento teórico e prática docente. O autor propõe que uma arte educação dissidente propicia um caminho para abordagens mais democráticas e criativas, não exclusivamente para a prática comoprofessor no ensino superior, mas para a própria vida. Sendo assim, é apresentado ao leitor o percurso de trabalho na construção das aulas e uma curadoria de artistas que são referências para esta proposição pedagógica.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. TED talk, 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transc ript?language=pt. Acesso em: 09 julho 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020. LEMEMBEL, Pedro. Manifiesto (Hablo por mi diferencia) por Pedro Lemebel - 1986.
Disponível em: https://1poesiapordia.tumblr.com/post/163379681818/lemebel-em-1986-em- foto-que-comp%C3%B4s-a-performance. Acesso em: 09 julho 2022.
ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: travestilizando a educação. BA: Editora Devires, 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 13-04-2025 (2)
- 11-04-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista EncanteriasPolítica de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.