Esta é uma versão desatualizada publicada em 11-04-2025. Leia a versão mais recente.

DESAPRENDIZAGENS – POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DISSIDENTE

Autores

Palavras-chave:

Desaprendizagem. Arte Educação Dissidente. Decolonialidade.

Resumo

O presente artigo apresenta as reflexões do autor acerca de uma arte educação dissidente. Para compor as reflexões são apresentadas articulações entre pensamento teórico e prática docente. O autor propõe que uma arte educação dissidente propicia um caminho para abordagens mais democráticas e criativas, não exclusivamente para a prática comoprofessor no ensino superior, mas para a própria vida. Sendo assim, é apresentado ao leitor o percurso de trabalho na construção das aulas e uma curadoria de artistas que são referências para esta proposição pedagógica.

Biografia do Autor

Fábio Wosniak fwosniak

Doutor (2019) e Mestre(2015) em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar - UDESC/ 2012 e Licenciatura em Artes Visuais (2019). Professor efetivo do Curso de Artes Visuais, Licenciatura - DEPLA/UNIFAP . Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Artes - Prof. Artes URCA/CE. Coordenador do Projeto de Extensão "Apotheke em dissidência" - UNIFAP. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais (UNIFAP/CNPq). Pesquisador nos Grupos de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos (URCA/CE) e Entre Paisagens (UDESC/SC); participante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC/CNPq). Associado e Representante Regional Norte - Macapá da ANPAP. Editor Associado do Periódico Online Revista Apotheke. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, colagem, arte educação, formação de professores, metodologias artísticas de pesquisa e arte e psicanálise.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. TED talk, 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story/transc ript?language=pt. Acesso em: 09 julho 2022.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020. LEMEMBEL, Pedro. Manifiesto (Hablo por mi diferencia) por Pedro Lemebel - 1986.

Disponível em: https://1poesiapordia.tumblr.com/post/163379681818/lemebel-em-1986-em- foto-que-comp%C3%B4s-a-performance. Acesso em: 09 julho 2022.

ODARA, Thiffany. Pedagogia da desobediência: travestilizando a educação. BA: Editora Devires, 2020.

Downloads

Publicado

11-04-2025

Versões

Como Citar

fwosniak, F. W. (2025). DESAPRENDIZAGENS – POR UMA ARTE/EDUCAÇÃO DISSIDENTE. Revista Encanterias , 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifap.br/revistaencanterias/article/view/667