EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ÁREA ÚMIDA DE MACAPÁ, AMAPÁ, BRASIL

Autores

  • Beatriz Monteiro Costa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Arialdo Martins da Silveira Júnior Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palavras-chave:

Ética Ambiental. Lixo. Área de Ressaca. Sensibilização Ambiental. Impacto Ambiental.

Resumo

Este estudo buscou avaliar a educação ambiental de moradores da ressaca do Beirol (Macapá/AP) e fatores que implicam na destinação final dos resíduos sólidos na área. Assim, observou-se que o inadequado descarte de resíduos se relaciona, majoritariamente, com a ausência de sensibilização ambiental. Embora a maioria dos moradores (80%) se sentir inserido no debate ambiental, apenas 38% demonstrou algum conhecimento sobre a temática. Doenças e odores foram os impactos mais citados, gerados pelo descarte inadequado de resíduos. Assim, é necessário um maior engajamento da população local frente às questões ambientais, visando a promoção de atitudes conservacionistas na área.

Publicado

01.12.2020