IAÇÁ: Artes da Cena

DOI: http://dx.doi.org.10.18468/iaca.

IAÇÁ: Artes da Cena (ISSN 2595-2781) é um periódico semestral na área de artes, com foco nas artes cênicas e áreas afins. É editado sob a responsabilidade do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Amapá. Tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento, e compartilhar experiências entre a universidade e a comunidade científica. A submissão pode ser feita por pesquisadores, docentes e discentes com pesquisa na área de artes, com pretensão de publicar nas seguintes seções: artigos científicos, relatos de experiência e relatos de prática pedagógica. São aceitas produções advindas de pesquisas teóricas e práticas, sobre os múltiplos olhares da arte, seja ela cênica, visual ou híbrida. Está aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas, ou seja, por meio de avaliação cega. O prazo de recebimento das contribuições de artigos é com fluxo contínuo.


Imagem para capa da revista

IAÇÁ: Artes da Cena está disponível no seguinte indexador:

JournalTOCs.

Notícias

 

Chamada de trabalhos para o dossiê - ESTÉTICOPOLÍTICAS SEXO-GÊNERO DISSIDENTES EM CENA (Organizado por Cleber Braga, Xan Marçall e Djalma Thürler)

 

A edição número 7 da Revista IAÇÁ: Artes da Cena, a ser lançada no segundo semestre de 2021, objetiva a publicação de trabalhos inéditos em dossiê sobre o tema "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena”. Desde uma ampla e fronteiriça noção de cena - que abarca manifestações na área de teatro, dança, arte da performance, etc. -, o dossiê busca fomentar reflexões em distintas perspectivas, tais quais: processos de criação; poéticas contraculturais, queer e decoloniais; estéticas políticas; artivismos; pedagogias indisciplinadas, transfeminismos, entre outras.

O prazo para submissão de artigos inicia em 27 de abril e se encerra em 27 de julho de 2021. Serão aceitos textos para o dossiê com a temática "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena”, assim como para as seções Relatos de Experiência, Recortes (com outra formatação, ampliando a noção de escrita acadêmica no campo das artes), e Artigos em Fluxo Contínuo (com temática diversa ao dossiê em questão).

Os responsáveis pelo dossiê "Estéticopolíticas sexo-gênero dissidentes em cena” são:

Cleber Braga, produtor cultural e artista, com ênfase em direção teatral. Doutor em Cultura e Sociedade pela UFBA. Professor do curso de Licenciatura em Teatro e do curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos na UNIFAP, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB.

Xan Marçall, licenciada em Teatro pela UFBA. É professora de Teatro, Arte-Educadora, Atriz, Encenadora. Atualmente leciona na Escolinha Maria Felipa, instituição pioneira de educação afrocentrada no Brasil. Membra Fundadora do Coletivo DAS LILITHS-BA e HONORATO-Plataforma Criativa-BA/PA; e colaboradora do Nucus, atuando na linha de Artivismos e Estudos Tran Travestis e Interesex desde 2018. Membra Fundadora do Coletivo DAS LILITHS-BA e HONORATO-Plataforma Criativa-BA/PA.

Djalma Thürler é membro do GT Arte y Política da CLACSO e especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ESP). Investigador Pleno do CULT/UFBA, Investigador Associado do CLAEC e Investigador Colaborador do ILCML, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro. É Vice-Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES.

 
Publicado: 2021-04-25
 
Outras notícias...