Marca Galibi-Marworno e Ensino da Matemática

uma pesquisa em etnomatemática

Autores

  • Naldo dos Santos
  • Eliane Leal Vasquez

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Pesquisa em Etnomatemática, Marca Galibi-Marworno, Ensino de Matemática, Escola indígena

Resumo

O artigo analisa as representações culturais de treze marcas Galibi-Marworno e seu uso no ensino de matemática na Educação Escolar Indígena. Coletamos os dados na aldeia Kumarumã localizada na terra indígena Uaça (Oiapoque) no Brasil, com base em pesquisa qualitativa e entrevistas realizadas com um pajé, dois artesãos indígenas e dois professores não-indígenas. O texto foi produ-zido com uso do método descritivo e cita o resultado do primeiro estudo em etnomatemática desen-volvido no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá, na área de Ciências Exatas e da Natureza. As marcas indígenas representam objetos da natureza e do lugar em que vivem os indígenas Gabili-Marworno, de acordo com as explicações do pajé e dos artesãos indí-genas. Eles exemplificaram nas entrevistas, as marcas conforme a sua escrita na língua Kheuól (Kuahí, Thas Djiab, Pataje Kasab, Bhãx Uasei, Thas Fomi Mãiok, Uei Sarakurá, Kai Atxipa, Dã Djilo, Kai Txuhi, Iarari, Papiõ, Zétuel Warukamã e Ximê dji Lavi). Respectivamente, essas marcas Galibi-Mar-worno representam o (peixe cruari, relevo e beleza da terra firme, traços dos dedos da mão sobre a superfície do beiju, folha de açaí, rastro da formiga saúva, olho do pássaro saracura, escama do peixe tamuatá, maresia ou onda do mar, escama do peixe pirarucu, nuvem da aurora, borboleta, estrela d’alva e caminho da vida). As outras entrevistas revelaram que os professores de matemática não sabem o que significam e representam as marcas Galibi-Marworno. Mesmo assim, eles desenvolvem uma prá-tica docente que inclui as marcas nas aulas de matemática a partir dos desenhos elaborados pelos estudantes Galibi-Marworno, quando eles resolvem as atividades escolares.

Biografia do Autor

Naldo dos Santos

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá, área de habilitação em Ciências Exatas e da Natureza. Professor do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual Camilo Narciso.

Eliane Leal Vasquez

Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora adjunta do Curso de Graduação em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá. Líder do Núcleo História da Ciência e Ensino.

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

Santos, N. dos, & Vasquez, E. L. (2025). Marca Galibi-Marworno e Ensino da Matemática: uma pesquisa em etnomatemática. Science and Knowledge in Focus , 2(2), 51–68. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/615

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco