Editorial

Autores

Palavras-chave:

7CBEm, Macapá, Etnomatemática

Resumo

O Sétimo Congresso Brasileiro de Etnomatemática – 7CBEm foi um evento que reuniu diferentes pesquisadores, professores e estudantes, cujo os interesses recaem sobre a matemática e a cultura, trazendo os aportes do Programa Etnomatemática como principal referencial teórico. Realizado em Macapá, Amapá, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2024, assumiu como temática: “As dimensões da Etnomatemática na valorização das identidades culturais”, contando com 153 submissões entre comunicações orais e pôsteres, e com palestrantes de Norte a Sul do Brasil e internacional. O Congresso abriu a oportunidade para representantes de comunidades indígenas e quilombolas exporem suas atividades culturais e acadêmicas em comunicações científicas, pôsteres, mesas-redondas e apresentações culturais. Após o evento, a Revista Science and Knowledge in Focus – SKF, comprometida com a organização e divulgação de pesquisas acadêmica-científicas, abriu espaço para a divulgação de alguns dos trabalhos apresentados durante a ocorrência do evento. Foram selecionados 22 (vinte e dois) trabalhos para serem publicados nesse número temático, dos quais 16 (dezesseis) submeteram seus textos, em versão ampliada do trabalho apresentado no 7CBEm.

Biografia do Autor

Sandra Mattos, Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGEA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com intercâmbio na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA.

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor titular da Universidade Federal Fluminense e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Referências

HOOKS, Bell. Ensinado a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

SANTOS, Antonio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília: INCTI; UnB; INCT; CNPq; MCTI, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Mattos, S., & Linhares de Mattos, J. R. (2024). Editorial. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 4–6. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/592

Edição

Seção

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm