Editorial
Palavras-chave:
7CBEm, Macapá, EtnomatemáticaResumo
O Sétimo Congresso Brasileiro de Etnomatemática – 7CBEm foi um evento que reuniu diferentes pesquisadores, professores e estudantes, cujo os interesses recaem sobre a matemática e a cultura, trazendo os aportes do Programa Etnomatemática como principal referencial teórico. Realizado em Macapá, Amapá, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2024, assumiu como temática: “As dimensões da Etnomatemática na valorização das identidades culturais”, contando com 153 submissões entre comunicações orais e pôsteres, e com palestrantes de Norte a Sul do Brasil e internacional. O Congresso abriu a oportunidade para representantes de comunidades indígenas e quilombolas exporem suas atividades culturais e acadêmicas em comunicações científicas, pôsteres, mesas-redondas e apresentações culturais. Após o evento, a Revista Science and Knowledge in Focus – SKF, comprometida com a organização e divulgação de pesquisas acadêmica-científicas, abriu espaço para a divulgação de alguns dos trabalhos apresentados durante a ocorrência do evento. Foram selecionados 22 (vinte e dois) trabalhos para serem publicados nesse número temático, dos quais 16 (dezesseis) submeteram seus textos, em versão ampliada do trabalho apresentado no 7CBEm.
Referências
HOOKS, Bell. Ensinado a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
SANTOS, Antonio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significados. Brasília: INCTI; UnB; INCT; CNPq; MCTI, 2015.