Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio

uma pesquisa quantitativa

Autores/as

  • Ramon Gabriel Santos de Brito
  • Maurício Neves Branco
  • Estela Márcia Santos de Brito

Palabras clave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Equação Quadrática, Ensino Médio

Resumen

O artigo discute as dificuldades de estudantes em resolver equação quadrática no Educação Básica. Para realizar da pesquisa quantitativa, dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados no ano de 2017 para 100 estudantes do 1o ano do ensino Médio, em uma escola pública, na cidade de Barcarena, em Belém-PA. Apenas seis questões da coleta de dados foram selecionadas para análise das respostas, com base no método estatístico e organização dos dados por meio de gráficos de setores e frequências relativas. Os resultados desta pesquisa indicam que os estudantes têm dificuldades em interpretar problemas algébricos, mas também aqueles que são apresentados na forma de textos e que são modelados por ax² + bx + c = 0. Nesta lei de formação, os seus coeficientes são números reais e o valor do coeficiente “a” é diferente de zero. Este resultado indica que os estudantes pouco lembram sobre este assunto do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes têm difi-culdade em resolver equação quadrática pela Fórmula Geral. O resultado sugere que os professores de matemá-tica devem diversificar mais a escolha das estratégias de ensino para equação quadrática, visando garantir a aprendizagem de cálculos algébricos.

Biografía del autor/a

Ramon Gabriel Santos de Brito

Professor efetivo de Matemática do Governo do Estado do Amapá, estudante do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Pará

Maurício Neves Branco

Professor de Matemática do Governo do Estado do Pará, estudante do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pela Universidade do Estadual do Pará

Estela Márcia Santos de Brito

Professora efetiva de Língua Portuguesa do Governo do Estado do Amapá, Especialista em Gestão Escolar pela Univer-sidade Federal do Amapá

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Brito, R. G. S. de, Branco, M. N., & Brito, E. M. S. de. (2025). Dificuldade de estudante em resolver equação quadrática no ensino médio: uma pesquisa quantitativa. Science and Knowledge in Focus , 2(1), 05–17. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/609

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco