Cosmovisão indígena sobre a temática saúde

uma experiência de ensino intercultural

Autores/as

  • Myriam Regina Zapaterra Mendes
  • Nildo Alves Batista
  • Eliane Leal Vasquez

Palabras clave:

Educação Superior Indígena, Ciências da Saúde, Ensino Intercultural

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de ensino intercultural na educação superior indígena, que ressignifica a escolha de conteúdos e estratégias didáticas no ensino em ciências da saúde. Os dados foram coletados a partir de estudo observacional retrospectivo, pesquisa bibliográfica e documental, bem como em trabalhos produzidos de março e julho de 2016, por estudantes indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá. Com base na análise de conteúdo, abordagem do método qualitativo e a sistematização da experiência, conforme proposto por Minayo (2010) e Holli- day (2006), os dados foram analisados. O resultado documenta o saber indígena em textos escritos e desenhos na formação de professores indígena, revelando aspectos das culturas Wajãpi, Palikur, Apalai, Wayana, Tiryió, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kalinã, além de uma prática docente em contexto multicultural e a cosmovisão indígena sobre o tema saúde. A cosmovisão indígena abrange os saberes e as crenças nos espíritos e seres sobrenaturais, etiologia das doenças ligadas as quebras de regras de res- peito à natureza, o papel do pajé no processo de cura, a medicina tradicional indígena, e a relação entre saúde e preservação da natureza.

Biografía del autor/a

Myriam Regina Zapaterra Mendes

Mestra em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, professora assistente da Universidade Federal do Amapá, Campus de Santana, Curso de Graduação em Pedagogia, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa Histó- ria da Ciência e Ensino e ex-professora da Licenciatura Intercultural Indígena

Nildo Alves Batista

Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo, professor titular da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde

Eliane Leal Vasquez

Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora adjunta da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Graduação em Mate- mática, líder do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino e ex-professora da Licenciatura Intercultural Indígena

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Mendes, M. R. Z., Batista, N. A., & Vasquez, E. L. (2025). Cosmovisão indígena sobre a temática saúde: uma experiência de ensino intercultural. Science and Knowledge in Focus , 1(2), 61–80. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/607

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco