Arte Aparai na Educação Escolar Indígena

o grafismo como recurso visual para o ensino de arte

Autores/as

  • Ereu Apalai
  • Jussara de Pinho Barreiros

Palabras clave:

Ensino de Ciência, Ciência da Linguagem, Cultura Aparai no Ensino, Grafismo em Cesto

Resumen

O artigo discute os usos dos grafismos em cestos, como expressão cultural da arte produzida pelos indígenas Aparai, que moram na aldeia Parapará no Parque Nacional da Montanha do Tumucu-maque, localizado no Estado do Pará, Brasil. Realizou-se pesquisa bibliográfica com relação aos aspectos históricos e dados populacionais dos indígenas Aparai. Além disso, observação e técnica de entrevista temática foram os instrumentos de coleta de dados aplicados na Aldeia Parapará, caracterizando a pes-quisa qualitativa. Cada grafismo tem significado mítico-estético, de acordo, com a tradição e os tipos de marcas indígenas, que tem padrão gráfico de animais interpretados como seres sobrenaturais pelos indígenas Aparai. Os grafismos desenhados em cestos, têm como mito fundante o Turupere, que é a representação dos desenhos do corpo de um lagarto, sendo o seu domínio as águas, além de outros animais que habitam a floresta Amazônica. As cestarias Aparai são produzidas de tala de arumã, madei-ras, sementes, algodão, plumagem e tabocas. A maioria dos objetos artesanais são feitos manualmente para uso doméstico ou para caça e pesca, e, são comercializados nas cidades de Oiapoque, Macapá e Belém. O conhecimento indígena é transmitido de geração em geração pela oralidade na Educação Indí-gena e precisa ser valorizado no ensino de arte, e, na Educação Escolar Indígena como parte do patri-mônio cultural intangível ou imaterial.

Biografía del autor/a

Ereu Apalai

Graduada em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá, com habilitação em Linguagens e Códi-gos, professora efetiva do Governo do Estado do Amapá, lotada na Escola Indígena Estadual Amatare e pesquisadora do Nú-cleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino.

Jussara de Pinho Barreiros

Doutoranda em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora assistente da Universidade Federal do Amapá, Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, pesquisadora do Grupo História da Ciência e Ensino: Constru-indo interfaces e do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino.

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Apalai, E., & Barreiros, J. de P. (2025). Arte Aparai na Educação Escolar Indígena: o grafismo como recurso visual para o ensino de arte. Science and Knowledge in Focus , 1(1), 57–72. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/600

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco