Etnomatemática no contexto da formação de professores indígenas na educação superior

Autores/as

  • Aldrin Cleyde da Cunha
  • Janielle da Silva Melo da Cunha

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação de Professores Indígenas, Etnomatemática, Transdisciplinaridade

Resumen

Este artigo analisa a Etnomatemática no contexto da formação de professores indígenas na educação superior. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura sobre estudos em etnomate-mática e que se relacionam com a formação de professores indígenas no campo da educação matemáti-ca. Os resultados evidenciam que as práticas educativas não devem se limitar às ações didático-pedagógicas em sala de aula, mas em processos reflexivos sobre a própria prática, revelando construção das desigualdades e diferenças presentes nas instituições escolares. Neste contexto, os professores in-dígenas de matemática têm consciência da necessidade de uma educação diferenciada, mas ainda se encontram em um universo de indecisão em relação a sua formação. Ao mesmo tempo em que estão no meio de um conflito pessoal, entre o conhecimento escolar, dito científico, eles também almejam a construção de um novo processo de escolarização. Assim destacamos a concepção holística de educa-ção, bem como o programa etnomatemática com sua abordagem multicultural e visão qualitativa da realidade. Na formação inicial de professores de matemática, a Etnomatemática como alternativa peda-gógica pode contribuir para manutenção e dinamização das culturas indígenas a partir do desenvolvi-mento de estratégias de ensino que promovam o respeito, a valorização, o fortalecimento da língua materna e das raízes culturais, baseado na educação transdisciplinar e transcultural.

Biografía del autor/a

Aldrin Cleyde da Cunha

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Bandeirantes de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de Grande Dourados, lotado na Faculdade Intercultural Indígena e pesquisador do Grupo Teia de Pesquisa em Educação Ma-temática

Janielle da Silva Melo da Cunha

Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade da Grande Dourados, professora assistente da Universidade Federal do Amapá, Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, pesquisadora do Grupo de Estudos em Biotecnologia e Bio-prospecção Aplicados ao Metabolismo e do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino

Publicado

2025-02-07

Cómo citar

Cunha, A. C. da, & Cunha, J. da S. M. da. (2025). Etnomatemática no contexto da formação de professores indígenas na educação superior. Science and Knowledge in Focus , 1(1), 19–38. Recuperado a partir de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/598

Número

Sección

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco