Etnomatemática no contexto da formação de professores indígenas na educação superior
Palabras clave:
Educação Matemática, Formação de Professores Indígenas, Etnomatemática, TransdisciplinaridadeResumen
Este artigo analisa a Etnomatemática no contexto da formação de professores indígenas na educação superior. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura sobre estudos em etnomate-mática e que se relacionam com a formação de professores indígenas no campo da educação matemáti-ca. Os resultados evidenciam que as práticas educativas não devem se limitar às ações didático-pedagógicas em sala de aula, mas em processos reflexivos sobre a própria prática, revelando construção das desigualdades e diferenças presentes nas instituições escolares. Neste contexto, os professores in-dígenas de matemática têm consciência da necessidade de uma educação diferenciada, mas ainda se encontram em um universo de indecisão em relação a sua formação. Ao mesmo tempo em que estão no meio de um conflito pessoal, entre o conhecimento escolar, dito científico, eles também almejam a construção de um novo processo de escolarização. Assim destacamos a concepção holística de educa-ção, bem como o programa etnomatemática com sua abordagem multicultural e visão qualitativa da realidade. Na formação inicial de professores de matemática, a Etnomatemática como alternativa peda-gógica pode contribuir para manutenção e dinamização das culturas indígenas a partir do desenvolvi-mento de estratégias de ensino que promovam o respeito, a valorização, o fortalecimento da língua materna e das raízes culturais, baseado na educação transdisciplinar e transcultural.