Afroetnomatemática e suas contribuições para uma Educação Antirracista

Authors

Keywords:

Educação matemática. Afroetnomatemática. Prática pedagógica. Educação antirracista.

Abstract

A afroetnomatemática surge como uma proposta que busca valorizar a cultura africana e afro-brasileira e promover a equidade racial no ensino da matemática. Neste sentido, o presente trabalho investiga a inserção da afroetnomatemática no ensino fundamental II como uma abordagem para promover uma educação antirracista. O estudo busca integrar a matemática africana e afrodescendente no currículo escolar, visando reconhecer e valorizar a contribuição da população negra na história da matemática. Por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares, pretende-se desafiar estereótipos e preconceitos raciais, promovendo uma educação inclusiva e igualitária. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo bibliográfica. Para a análise dos dados, nos reportamos à análise de conteúdo a partir dos estudos de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa ratificam a afroetnomatemática como uma importante ferramenta no combate ao racismo, no processo de fomento e implementação da Lei n. 10.639/2003. No que diz respeito às perspectivas futuras da afroetnomatemática na educação antirracista, os dados revelam que é fundamental investir em pesquisas, ações, projetos e políticas públicas que promovam a inserção efetiva da afroetnomatemática no currículo escolar, bem como na formação inicial e continuada de professores.

Author Biographies

Fábio Roberto Ladislau Pantoja, Universidade do Estado do Amapá

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amapá e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER).

 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá, doutor em Teologia (Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia, mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá, professor adjunto da Universidade do Estado do Amapá, professor do Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-raciais - GEPECRER.

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Published

2024-12-31

How to Cite

Ladislau Pantoja, F. R., & Serrão Custódio, E. (2024). Afroetnomatemática e suas contribuições para uma Educação Antirracista. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 22–39. Retrieved from https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/442

Issue

Section

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm