Capital cultural e desempenho escolar de matemática

uma análise com base no teste qui-quadrado e na teoria de Bourdieu

Autores

  • Ageane Lígia Aranha Braga
  • José Walter Cárdenas Sotil

Palavras-chave:

Educação Matemática, Desempenho Escolar de Matemática, Capital Cultural, Teste Qui-Quadrado, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo analisa a influência da herança cultural em relação ao desempenho escolar de matemática de estudantes do ensino fundamental em Macapá. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Matemática na Universidade Federal do Amapá. Escrevemos o trabalho com base no método estatístico, usando o teste qui-quadrado de Person para analisar o desempenho escolar de matemática de estudantes do ensino fundamental, a herança cultural e familiar. A discussão teórica baseou-se na Estatística Inferencial e na Teoria da Herança e Capital Cultural de Bourdieu. O desem-penho escolar em matemática positivo depende da participação dos responsáveis dos estudantes em reuniões escolares; de conversas com a criança ou jovem sobre os acontecimentos da escola; de ter uma rotina de horário para dormir à noite e do incentivo à leitura de livros. O estudo ainda mostrou que o estudante que não foi reprovado, que não abandonou a escola nem exerceu atividade remune-rada, ele tende a alcançar sucesso no desempenho em matemática. Portanto, o capital cultural acumu-lado de cada família influencia de forma positiva ou negativa no desempenho escolar em matemática, dependendo da rotina da família em relação à vida escolar.

Biografia do Autor

Ageane Lígia Aranha Braga

Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Amapá e professora de matemática do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Estadual Maria Ivone de Menezes.

José Walter Cárdenas Sotil

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo, professor adjunto do Departamento de Ciên-cias Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Amapá e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Braga, A. L. A., & Sotil, J. W. C. (2025). Capital cultural e desempenho escolar de matemática: uma análise com base no teste qui-quadrado e na teoria de Bourdieu. Science and Knowledge in Focus , 3(1), 03–23. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/617

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco