Geometria Plana e Marca Galibi-Marworno

reflexões sobre a produção de material didático às escolas da cidade e da aldeia

Autores

  • Jaizinho Maurício Monteiro
  • Izardes Charles dos Santos

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Cultura Galibi-Marworno, Marca indígena, Material didático, Qualidade de vida escolar

Resumo

O artigo apresenta reflexões de estudantes indígenas sobre a possibilidade uso das marcas Galibi-Marworno para elaborar materiais didáticos às escolas das cidades e das aldeias localizadas nas terras indígenas do Amapá e norte do Pará. A partir da aplicação de um questionário e uma atividade de matemática, coletamos os dados do estudo com seis estudantes indígenas durante uma oficina rea-lizada no Oiapoque. Baseado em estudo em etnomatemática e interculturalidade, desenvolvemos a pesquisa qualitativa para concluir o Curso de Graduação Intercultural Indígena na Universidade Fede-ral do Amapá. Os professores da escola da aldeia e da escola indígena devem utilizar as marcas ou grafismos como recurso para produzir material didático de matemática. Eles não devem restringir sua aplicação no ensino de ciências exatas, porque os professores também podem ensinar os assuntos da cultura indígena. No entanto, desde que busquem explorar a sua utilização no planejamento de aula e na formação escolar para melhorar a qualidade da vida escolar.

Biografia do Autor

Jaizinho Maurício Monteiro

Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Federal do Amapá, Departa-mento de Educação a Distância e professor indígena do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual Camilo Narciso. Participa da equipe do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino, linha de investigação: Ensino de Ciências, Qualidade de Vida e Cultura Indígena.

Izardes Charles dos Santos

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá, área de habilitação em Ciências Exatas e da Natureza. Professor indígena do Governo do Estado do Amapá, Secretaria de Estado da Educação, Escola Indígena Estadual João Batista Macial.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Monteiro, J. M., & Santos, I. C. dos. (2025). Geometria Plana e Marca Galibi-Marworno: reflexões sobre a produção de material didático às escolas da cidade e da aldeia. Science and Knowledge in Focus , 2(2), 29–49. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/614

Edição

Seção

Seções: Matemática, Contexto Escolar e Ensino; Povos Indígenas, Ciências e Saberes; Temática em Foco