Geometria Plana e Marca Galibi-Marworno
reflexões sobre a produção de material didático às escolas da cidade e da aldeia
Palavras-chave:
Ensino de matemática, Cultura Galibi-Marworno, Marca indígena, Material didático, Qualidade de vida escolarResumo
O artigo apresenta reflexões de estudantes indígenas sobre a possibilidade uso das marcas Galibi-Marworno para elaborar materiais didáticos às escolas das cidades e das aldeias localizadas nas terras indígenas do Amapá e norte do Pará. A partir da aplicação de um questionário e uma atividade de matemática, coletamos os dados do estudo com seis estudantes indígenas durante uma oficina rea-lizada no Oiapoque. Baseado em estudo em etnomatemática e interculturalidade, desenvolvemos a pesquisa qualitativa para concluir o Curso de Graduação Intercultural Indígena na Universidade Fede-ral do Amapá. Os professores da escola da aldeia e da escola indígena devem utilizar as marcas ou grafismos como recurso para produzir material didático de matemática. Eles não devem restringir sua aplicação no ensino de ciências exatas, porque os professores também podem ensinar os assuntos da cultura indígena. No entanto, desde que busquem explorar a sua utilização no planejamento de aula e na formação escolar para melhorar a qualidade da vida escolar.