Etnomatemática e formas de vida de estudantes do bairro Maria Magdalena, Itaituba, Pará

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, anos finais do ensino fundamental, ensino de matemática

Resumo

O presente artigo constitui-se de recorte de uma dissertação do Mestrado, que teve como objetivo central analisar a produtividade, para os processos de ensino da matemática, de uma prática pedagógica investigativa, centrada na cultura dos estudantes e endereçada ao sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada num bairro periférico de Itaituba, PA. A pesquisa, qualitativa, foi sustentada por referenciais teórico-metodológicos relativos ao campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein. Os materiais de pesquisa foram constituídos por enunciações - gravadas e posteriormente transcritas - e produções escritas dos estudantes, bem como pelo diário de campo da professora pesquisadora. A análise efetuada sobre estes materiais permitiu inferir que o conhecimento de jogos de linguagem vinculados à matemática escolar e usualmente presentes nos currículos dos anos finais do ensino fundamental pode auxiliar no entendimento de questões sociais e econômicas. Tal ideia enfatiza a pertinência de repensarmos os processos de ensino da matemática no âmbito da escola básica, atentando para a premissa de que esta também se constitui em uma etnomatemática que faz sentido na forma de vida escolar.

 

Biografia do Autor

Ieda Giongo, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Educação e professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. E-mail: igiongo@univates.br.

Carolina Angélica Schmidt, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Mestra em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari e professora da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Giongo, I., & Schmidt, C. A. (2024). Etnomatemática e formas de vida de estudantes do bairro Maria Magdalena, Itaituba, Pará. Science and Knowledge in Focus , 7(1), 214–228. Recuperado de https://periodicos.unifap.br/scienceinfocus/article/view/545

Edição

Seção

Dossiê: VII Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm